Título: Avaliação de uma metodologia dos requisitos de qualidade, segurança alimentar e boas práticas na JML para os seus fornecedores.
Autor: Marques, Sara Filipa Mourato
metadata.dc.contributor.advisor: Carneiro, João Paulo Baptista
Guimarães, José Manuel Santos
Ribeiro, Alexandra
Palavras-chave: Controlo
Seleção
Leite
Fornecedores
Data: 2017
Editora: IPCB. ESA
Citação: MARQUES, Sara Filipa Mourato (2017) - Avaliação de uma metodologia dos requisitos de qualidade, segurança alimentar e boas práticas na JML para os seus fornecedores. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: Este trabalho teve como principal objetivo o desenvolvimento de ferramentas para uma seleção correta dos fornecedores de leite da Jerónimo Martins Lacticínios. Para o efeito, realizou-se um levantamento das etapas de controlo do leite, desde a exploração até à fábrica. As etapas de controlo do leite consideradas foram: serviços e controlos de qualidade, serviços e transporte de leite, recolha de leite na exploração, controlos analíticos, amostragem e custos e outros controlos. Com base nos resultados obtidos e informação recolhida sobre exigências a colocar a fornecedores de leite, elaborou-se um documento onde constam especificações a cumprir para se garantir a obtenção de um leite rastreado e controlado pela JML. Do trabalho realizado verificou-se que os fornecedores S e C são os que mais garantias fornecem à JML (com 75% e 73% de etapas cumpridas, respetivamente). Os fornecedores V e O cumprem apenas, respetivamente, 42% e 35% das etapas de controlo. Identificaram-se três principais pontos a melhorar: a rastreabilidade do leite fornecido, o seu transporte e a falta de padronização das análises à chegada da fábrica. É recomendável que a empresa caminhe no sentido de ter um sistema de gestão integrado da qualidade, segurança alimentar, ambiente segurança e saúde no trabalho.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28958TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3263
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Marques_28958 .pdf88,55 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons