Caracterização do efluente parcial numa unidade industrial
Ficheiros
Data
2017
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) numa Unidade Industrial, no período compreendido entre19 de Junho e 24 de Julho de 2017 e teve como objetivos a caracterização físico-química de um efluente parcial da referida ETAR e a análise da comunidade microbiana e a sua associação com os parâmetros físico-químicos em ensaios exploratórios.
A observação microscópia do efluente revelou a presença regular.de ciliados sésseis que são bacteriófagos e indicadores de uma eficiência média. Também a presença de flagelados sugere que na referida ETAR há não só a ocorrência, por vezes de algumas cargas, como também a existência, em algumas situações, de condições de baixa oxigenação. Os parâmetros físico-químicos analisados confirmaram estas condições.
Os ensaios laboratoriais revelaram que apesar de a ocorrência dos ciliados sésseis permanecer constante ao longo do tempo, a sua abundância foi diminuindo à medida que a concentração de OD foi gradualmente aumentando, começando a predominar os protozoários predadores de flocos que pertencem ao grupo dos ciliados livres e cuja presença indica uma boa formação de flocos e um funcionamento correto do sistema de lamas ativadas.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28947TFCEBA.
Palavras-chave
ETAR , Análise microscópica , Efluente , Lamas ativadas
Citação
CAETANO, Jessica Filipa Antunes (2017) - Caracterização do efluente parcial numa unidade industrial. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.