Título: Cuidados de enfermagem veterinária em animais de companhia : avaliação da dor em animais sujeitos a ovariohisterectomia e orquiectomia
Autor: Simões, Ivana
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, Manuel Vicente de Freitas
Gaham, Rachel
Fernandes, Catherine
Palavras-chave: Dor
Escala composta da dor de Glasgow
Recobro
Orquiectomia
Ovariohisterectomia
Data: 2017
Editora: IPCB. ESA
Citação: SIMÕES, Ivana (2017) - Cuidados de enfermagem veterinária em animais de companhia : avaliação da dor em animais sujeitos a ovariohisterectomia e orquiectomia. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Enfermagem Veterinária.
Resumo: O presente relatório de estágio curricular refere-se a dois estágios, um na Gortlands Veterinary Clinic (GVC), em Belfast, na Irlanda do Norte e o segundo estágio, no Hospital Veterinário de Oeiras (HVO), em Lisboa. O estágio curricular teve a duração de 600 horas (500h na GVC e 100h no HVO), onde foram realizadas atividades inerentes ao papel de Enfermeira Veterinária (EV) em diversas áreas, como: assistência nas consultas, exames clínicos, internamento, monitorização durante procedimentos cirúrgicos e recobro, limpezas com medidas de higiene e segurança de todo o material e instalações, entre outros. O tema do relatório reporta-se à avaliação da dor, tempo de recobro e complicações após castração, determinando o grau de dor pós-cirúrgico, avaliando o comportamento e os dados fisiológicos anormais. A avaliação da dor foi realizada com base na Escala Composta de Dor de Glasgow, tendo sido registado o comportamento geral do paciente. Os dados do paciente foram registados desde que entrou na clínica: se é um animal jovem ou geriátrico, saudável ou doença pré-existente e ainda, comportamento do paciente, possibilitando o planeamento e preparação do procedimento cirúrgico, desde da pré-medicação até ao período de recobro e alta. Os pacientes foram monitorizados durante o recobro para garantir que o tempo de recuperação fosse rápido e eficaz. Na GVC e HVO foram 145 animais, cerca de 83% no GVC. Na GVC, os canídeos foi a espécie mais acompanhada, contrariamente ao HVO, em que o número de felídeos é maior. As fêmeas destacam-se em maior número e na fase adulta. A área de intervenção clínica mais acompanhada, sendo em maior número as ovariohisterectomias na GVC e no HVO a orquiectomia.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28925TFCEV.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3247
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Enfermagem Veterinária

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ivana Simões_28925.pdf204,41 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.