O papel do enfermeiro veterinário na urolitíase
Data
2017
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
O presente relatório pretende descrever as atividades desenvolvidas ao longo do estágio curricular da licenciatura de Enfermagem Veterinária, realizado na Clínica Veterinária Vetmedis, no período de 1 de Maio até 31 de Agosto, com a duração de 640 horas.
Inicialmente é feita uma apresentação da clínica Vetmedis, corpo clínico, os serviços prestados e é apresentada a população assistida contando com um total de 492 animais dos quais, 219 eram canídeos, 261 felinos e 12 exóticos.
Posteriormente descrevem-se as atividades desenvolvidas que incluíram a participação em consultas, no internamento, na fisioterapia, no auxilio nas cirurgia e meios complementares de diagnóstico.
Seguidamente é desenvolvido o tema Urolitíase, com uma breve abordagem da anatomia do sistema urinário, formação e desenvolvimento dos urólitos, tipos de urólitos em cães e gatos, sinais clínicos, diagnostico, profilaxia e tratamentos, bem como o papel que o Enfermeiro Veterinário desenvolve neste tema.
Por fim é apresentado o caso clínico da Guga.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28917TFCEV.
Palavras-chave
Urolitíase , Enfermeiro veterinário , Diagnóstico , Sistema urinário
Citação
JESUS, Tatiana Vanessa Santos de (2017) - O papel do enfermeiro veterinário na urolitíase. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Enfermagem Veterinária.