Dermatite alérgica à picada da pulga
Date
2017
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
IPCB. ESA
Abstract
A Dermatite Alérgica à Picada da Pulga é uma reacção de hipersensibilidade pruriginosa que afeta cães e gatos não protegidos contra parasitas, com aspectos clínicos característicos, como a presença de prurido intenso e consequente perda de pêlo, pele ruborizada com crostas na região lombar e base da cauda. Em casos crónicos pode surgir inflamação crónica, falha de pêlo, descamação e necrose tecidular. Infecções secundárias também são possíveis e podem perpetuar a doença.
Foram acompanhados um total de 193 animais, 129 (67%) em consultas externas, 50 (26%) em cirurgia, 12 (6%) no internamento e 2 (1%) em consultas ao domicílio.
Na área de banhos e tosquias foram acompanhados 26 animais, 17 canídeos e 9 felídeos.
É descrito um caso de DAPP num canídeo de cinco anos, que deu entrada na clínica com prurido intenso e alopécia, e sem que o proprietário tenha procedido à desparasitação externa. Procedeu-se ao tratamento do animal, informou-se o proprietário sobre as medidas a tomar e 15 dias depois o animal havia recuperado.
Description
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota 28927TFCEV.
Keywords
Dermatite, Hipersensibilidade, Pulga, Parasitas, Crostas, Prurido
Citation
SILVA, Daniela Bernardino Carvalho da (2017) - Dermatite alérgica à picada da pulga. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Enfermagem Veterinária.