Título: Gestão florestal : normas, orientações e elaboração de plano de gestão florestal : propriedade Monte do Conde - Penamacor
Autor: Aleixo, Patrícia Alexandra Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Alegria, Cristina Maria Martins
Gonçalves, Sara
Palavras-chave: Plano de Gestão Florestal
Concelho de Penamacor
Plano Regional de Ordenamento Florestal da Beira Interior Sul
Data: 2017
Editora: IPCB. ESA
Citação: ALEIXO, Patrícia Alexandra Pereira (2017) - Gestão florestal : normas, orientações e elaboração de plano de gestão florestal : propriedade Monte do Conde - Penamacor. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Agronomia.
Resumo: A floresta portuguesa ocupa cerca de 3.2 milhões de hectares, na qual corresponde a 35.4% do território nacional. Os Planos de Gestão Florestal são instrumentos que regulam, no tempo e no espaço, as intervenções de natureza cultural e ou de exploração e visam e produção sustentada dos bens e serviços originados em espaços florestais, determinada por condições da natureza económica, social e ecológica. O objectivo deste trabalho foi o estudo de normas e orientações de realização de Planos de Gestão Florestal, integrando uma rede de instrumentos funcionais para aplicação das políticas florestais, de recursos hídricos, de conservação, de desenvolvimento local, entre outros. Deste modo, seguindo os critérios das normas técnicas de elaboração dos Planos de Gestão Florestal, foi realizada a caracterização de uma Unidade de Gestão Florestal, a propriedade do Monte do Conde (20 hectares), sita no concelho de Penamacor, através da produção de cartografia feita a partir do software livre de geoprocessamento Quantum GIS (QGIS) e da apresentação de uma proposta de modelo de exploração florestal para esta propriedade. Desta forma, o Plano de Gestão Florestal operacionalizará e implementará no terreno as orientações estratégicas emanadas no Plano Regional de Ordenamento Florestal da Beira Interior Sul. A proposta de modelo de exploração considerou a propriedade do Monte do Conde compartimentada em 4 talhões (T1P1 - Eucalipto com 2 anos, T2P2 - Eucalipto com 18 anos, T3P3 - misto de Carvalho negral e Freixo e T4P4 - galeria ripícola). No fim, apresenta-se a calendarização das operações a realizar num horizonte temporal de 16 anos (2017-2032) onde se propõe a implementação de medidas no âmbito da beneficiação dos povoamentos existentes. O trabalho realizado foi bastante gratificante uma vez que me possibilitou adquirir um grande conjunto de competências ao nível das tecnologias, pois nas aulas práticas de SIG foram elaborados trabalhos com o software ArcGIS da ESRI.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28894TFCA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3166
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Agronomia

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Patrícia Aleixo_28894.pdf79,34 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.