Acompanhamento de uma exploração cunícola de produção de carne
Date
2017
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
IPCB. ESA
Abstract
O plano de estudos do curso de Agronomia da Escola Superior Agrária de Castelo Branco visa a realização de um estágio e o respetivo relatório.
O estágio foi realizado numa exploração cunícola próxima da freguesia da Orca, concelho do Fundão, tendo por objetivo o aprofundamento dos conhecimentos técnicos e científicos adquiridos ao longo do percurso académico.
Durante o estágio houve o acompanhamento e realização das diversas atividades próprias da cunicultura, nomeadamente maneio alimentar, maneio higio-sanitário, maneio reprodutivo e maneio produtivo.
A exploração iniciou a atividade em 2012 e tem por objetivo a produção de carne. É composta por dois pavilhões, engorda e maternidade, onde os animais da estirpe Hyplus são alojados em jaulas, onde lhes é fornecido água e alimento. Os animais são colocados à reprodução entre as 18-20 semanas procedendo-se à inseminação artificial. O ritmo reprodutivo é semi-intensivo, sendo as coelhas inseminadas 11 dias após o parto. O desmame ocorre aos 30-35 dias e os animais são vendidos aos 67-72 dias para o matadouro. Em relação aos parâmetros reprodutivos, produtivos e económicos durante o período de estudo, verificou-se, uma taxa de fertilidade de 81,67%, uma taxa de mortalidade ao desmame de 16,67%, taxa de mortalidade na engorda de 6,46%, peso vivo médio ao abate de 2,128 kg, rendimento bruto do ciclo 13 920 € e rendimento bruto anual de 120 965€.
Description
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28885TFCA.
Keywords
Cunicultura intensiva, Estirpe Hyplus, Produção de carne, Alimentação, Reprodução
Citation
ROBALO, João Miguel Leitão (2017) - Acompanhamento de uma exploração cunícola de produção de carne. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Agronomia.