Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPeres, Paula Maria dos Santos-
dc.contributor.authorRascão, Constança Vieira Vaz-
dc.date.accessioned2017-05-21T23:14:05Z-
dc.date.available2017-05-21T23:14:05Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationRASCÃO, Constança Vieira Vaz (2016) - Disco 2000. Relatório de projeto final : tecelagem. Castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Moda e Têxtil.en_US
dc.identifier.urihttps://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3138-
dc.descriptionDocumento disponível na Biblioteca da ESART.en_US
dc.description.abstractO presente Projeto Têxtil surge aliado à Coleção Final, uma coleção de moda desenvolvida no âmbito da Unidade Curricular de Atelier de Moda. O seu âmbito de ação situa-se na área da tecelagem manufaturada, tendo o seu desenvolvimento seguido uma original perspetiva de exploração e incorporação de materiais têxteis e não-têxteis, numa estrutura tecida que enfatiza uma expressão pessoal. Na realização deste Projeto propõe-se aliar o têxtil à moda, criando uma ponte entre o pronto-a-vestir e o tecido que o constitui, numa vertente mais concetual. Foi pensado um processo criativo que levando em conta as características subjacentes à própria tecelagem, se centrou sempre no binómio moda-têxtil. Neste sentido, revelou-se fundamental a adoção de um sistema que trouxesse a estrutura necessária ao desenvolvimento de todo o projeto sendo, para o efeito, selecionada a metodologia projetual de Bruno Munari. O método veio sistematizar as questões previamente, formuladas aquando da elaboração da Coleção Final, relacionadas com o material a utilizar: os tecidos. O fio condutor que atravessa a Coleção Final e o atual Projeto Têxtil, reside no conceito pensado e investigado: o ano 2000. Esta data foi abordada enquanto expressão máxima de uma mudança anunciada, ao representar a mudança de milénio, de século, de década e de ano. Um horizonte de novas possibilidades, muitas incógnitas e grandes expectativas, são razões para uma certa agitação, que se pretendeu refletir no título da Coleção Final: Disco 2000. Procurou-se que os fios, a partir dos quais se manufaturariam os tecidos, traduzissem expressamente essas noções de alguma agitação e ebulição, resultando numa minuciosa análise e escolha de fios muito diferenciados. A sua integração nas composições têxteis traduziu-se num enorme enriquecimento de texturas, cores e sensações. Foram criados dois tecidos, tendo ambos assumido, através deste processo, distintas versões que se destinaram a diferentes aplicações. A experimentação esteve sempre presente no desenvolvimento dos tecidos, no constante teste de densidades, texturas e sua aplicabilidade prática. Partindo do resultado conseguido em amostras aperfeiçoou-se o produto final através da referida metodologia de análise e experimentação. Por fim, pode apreciar-se um muito interessante resultado ao associar os diferentes tecidos criados, as quatro peças da Coleção Final.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherIPCB. ESARTen_US
dc.rightsrestrictedAccess-
dc.subjectTecelagemen_US
dc.subjectModaen_US
dc.subjectDesignen_US
dc.subjectConceitoen_US
dc.subjectManufaturaen_US
dc.titleDisco 2000. Relatório de projeto final : tecelagemen_US
dc.typereporten_US
Aparece nas colecções:ESART - Design de Moda e Têxtil

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