Title: Disco 2000. Relatório de projeto final : tecelagem
Authors: Rascão, Constança Vieira Vaz
Keywords: Tecelagem
Moda
Design
Conceito
Manufatura
Issue Date: 2016
Publisher: IPCB. ESART
Citation: Rascão, Constança Vieira Vaz (2016) - Disco 2000. Relatório de projeto final : tecelagem. Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Abstract: O presente Projeto Têxtil surge aliado à Coleção Final, uma coleção de moda desenvolvida no âmbito da Unidade Curricular de Atelier de Moda. O seu âmbito de ação situa-se na área da tecelagem manufaturada, tendo o seu desenvolvimento seguido uma original perspetiva de exploração e incorporação de materiais têxteis e não-têxteis, numa estrutura tecida que enfatiza uma expressão pessoal. Na realização deste Projeto propõe-se aliar o têxtil à moda, criando uma ponte entre o pronto-a-vestir e o tecido que o constitui, numa vertente mais concetual. Foi pensado um processo criativo que levando em conta as características subjacentes à própria tecelagem, se centrou sempre no binómio moda-têxtil. Neste sentido, revelou-se fundamental a adoção de um sistema que trouxesse a estrutura necessária ao desenvolvimento de todo o projeto sendo, para o efeito, selecionada a metodologia projetual de Bruno Munari. O método veio sistematizar as questões previamente, formuladas aquando da elaboração da Coleção Final, relacionadas com o material a utilizar: os tecidos. O fio condutor que atravessa a Coleção Final e o atual Projeto Têxtil, reside no conceito pensado e investigado: o ano 2000. Esta data foi abordada enquanto expressão máxima de uma mudança anunciada, ao representar a mudança de milénio, de século, de década e de ano. Um horizonte de novas possibilidades, muitas incógnitas e grandes expectativas, são razões para uma certa agitação, que se pretendeu refletir no título da Coleção Final: Disco 2000. Procurou-se que os fios, a partir dos quais se manufaturariam os tecidos, traduzissem expressamente essas noções de alguma agitação e ebulição, resultando numa minuciosa análise e escolha de fios muito diferenciados. A sua integração nas composições têxteis traduziu-se num enorme enriquecimento de texturas, cores e sensações. Foram criados dois tecidos, tendo ambos assumido, através deste processo, distintas versões que se destinaram a diferentes aplicações. A experimentação esteve sempre presente no desenvolvimento dos tecidos, no constante teste de densidades, texturas e sua aplicabilidade prática. Partindo do resultado conseguido em amostras aperfeiçoou-se o produto final através da referida metodologia de análise e experimentação. Por fim, pode apreciar-se um muito interessante resultado ao associar os diferentes tecidos criados, as quatro peças da Coleção Final.
Description: Documento disponível na Biblioteca da ESART.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3138
Document Type: Thesis
Appears in Collections:ESART - Design de Moda e Têxtil

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