Projeto de comunicação corporativa integrada: caso de estudo MATOBRA

Date

2016

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

IPCB. ESART

Abstract

O presente relatório resulta do desenvolvimento de um projeto de comunicação corporativa integrada para a empresa Matobra, S.A. Das pesquisas e análise desenvolvidas e partindo do estudo temático da identidade visual corporativa, do design editorial e da multimédia foi possível propor e aplicar uma nova marca gráfica para o caso em estudo. Para o desenvolvimento deste projeto procedeu-se a um levantamento do estado da arte, à observação direta e a inquéritos por entrevista à organização, os quais permitiram definir o problema em análise. Numa segunda fase aplicou-se a metodologia de estudo de casos, bem como se aprofundaram as leituras para fundamentação teórica do projeto. Dos resultados anteriores foi possível proceder à análise e diagnóstico do estudo e iniciar a investigação ativa, composta pelo desenvolvimento dos esboços, da marca gráfica e respetivas aplicações em múltiplos suportes. Com o presente projeto foi possível redesenhar a marca gráfica da empresa e encontrar novas forma e meios de comunicação que, no seu conjunto, procuram reposicionar a empresa para um segmento de mercado específico, solucionar problemas de comunicação e comunicar de forma integrada, coerente e ajustada, com vista a um maior retorno financeiro provocado pelo aumento de vendas.

Description

Documento disponível na Biblioteca da ESART na cota : 659 - 5229

Keywords

Design gráfico, Identidade visual corporativa, Comunicação integrada, Estratégia de comunicação, Matobra

Citation

CARVALHO, Ana Sofia Baptista (2016) - Projeto de comunicação corporativa integrada: caso de estudo MATOBRA. Castelo Branco : IPCB. ESART. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Comunicação e Produção Audiovisual.