Projeto de comunicação corporativa integrada: caso de estudo MATOBRA
Ficheiros
Data
2016
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESART
Resumo
O presente relatório resulta do desenvolvimento de um projeto de comunicação
corporativa integrada para a empresa Matobra, S.A. Das pesquisas e análise desenvolvidas e
partindo do estudo temático da identidade visual corporativa, do design editorial e da
multimédia foi possível propor e aplicar uma nova marca gráfica para o caso em estudo.
Para o desenvolvimento deste projeto procedeu-se a um levantamento do estado da arte,
à observação direta e a inquéritos por entrevista à organização, os quais permitiram definir o
problema em análise. Numa segunda fase aplicou-se a metodologia de estudo de casos, bem
como se aprofundaram as leituras para fundamentação teórica do projeto. Dos resultados
anteriores foi possível proceder à análise e diagnóstico do estudo e iniciar a investigação
ativa, composta pelo desenvolvimento dos esboços, da marca gráfica e respetivas aplicações
em múltiplos suportes.
Com o presente projeto foi possível redesenhar a marca gráfica da empresa e encontrar
novas forma e meios de comunicação que, no seu conjunto, procuram reposicionar a empresa
para um segmento de mercado específico, solucionar problemas de comunicação e comunicar de forma integrada, coerente e ajustada, com vista a um maior retorno financeiro provocado pelo aumento de vendas.
Descrição
Documento disponível na Biblioteca da ESART na cota : 659 - 5229
Palavras-chave
Design gráfico , Identidade visual corporativa , Comunicação integrada , Estratégia de comunicação , Matobra
Citação
CARVALHO, Ana Sofia Baptista (2016) - Projeto de comunicação corporativa integrada: caso de estudo MATOBRA. Castelo Branco : IPCB. ESART. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Comunicação e Produção Audiovisual.