Título: Avaliação das condições ambientais dos processos de manuseamento e conservação de hortofrutícolas na empresa Infinifrutas
Autor: Afonso, Ana Rute Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Nunes, José
Boarqueiro, Sónia Patrícia Fernandes
Palavras-chave: Hortofrutícolas
Perdas de Alimentos
Conservação de Hortofrutícolas
Refrigeração
Data: 2016
Editora: IPCB. ESA
Citação: AFONSO, Ana Rute Pereira (2016) - Avaliação das condições ambientais dos processos de manuseamento e conservação de hortofrutícolas na empresa Infinifrutas. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: O tempo de vida pós-colheita e a manutenção dos produtos hortofrutícolas está directamente relacionado com o maior ou menor prejuízo da empresa. Por este motivo é muito importante que os empresários das indústrias agro-alimentares consigam preservar a qualidade do produto o máximo de tempo possível através de sistemas de refrigeração adequados. Estes sistemas permitem controlar a temperaturas e humidade relativa dentro das câmaras de refrigeração diminuindo assim as reações que aceleram a deterioração dos alimentos. Durante o período de estágio foi feita a monitorização destes parâmetros e um ensaio experimental sobre as perdas de água, e consequentemente de peso. Com os resultados obtidos foi possível compreender de uma forma geral como estes interagem entre si e simultaneamente perceber quais as condições em que a empresa opera e as melhorias que possam ser feitas para minimizar estas perdas. Foi possível no final do trabalho, concluir que os três parâmetros temperatura, humidade relativa e perda de água, estão todos interligados, influenciando-se uns aos outros, de tal forma que contribuem em situações desfavoráveis aos produtos, para a sua degradação mais ou menos rápida. Como resultado para a empresa, ocorrem perdas de produto e consequentemente um prejuízo final elevado. No caso da empresa em estudo as condições de armazenamento refrigerado não apresentaram as condições ambientais adequadas, quer no interior das infraestruturas como também no interior das câmaras de refrigeração. Em resultado destas condições, constata-se uma quantidade de perdas de produto apreciáveis, aumentando assim o prejuízo da empresa. No entanto estas condições apenas trazem consequências à empresa e não ao consumidor uma vez que diminui o tempo de vida útil do produto na empresa, pois todos os produtos não aptos para consumo são deitados fora. Para alterar esta situação a empresa necessita de efetuar a climatização das infraestruturas e melhorar as condições térmicas das câmaras de refrigeração com melhor isolamento e os sistemas de refrigeração cumulativamente com a humidificação das câmaras de refrigeração utilizadas no armazenamento e conservação dos produtos.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28821TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3076
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Rute Pereira Afonso_28821.pdf105,99 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.