Título: Ensaios em micropropagação de plantas : influência da luz na multiplicação de castanheiro e carqueija e do ácido indol-3-butírico na rizogénese de mostajeiro
Autor: Calado, Tânia Mafalda Nabiça
metadata.dc.contributor.advisor: Gonçalves, José Carlos Dias Duarte
Palavras-chave: Castanea sativa
Sorbus torminalis
Rizogénese
Pterospartum tridentatum
Luz
Data: 2016
Editora: IPCB. ESA
Citação: CALADO, Tânia Mafalda Nabiça (2016) - Ensaios em micropropagação de plantas : influência da luz na multiplicação de castanheiro e carqueija e do ácido indol-3-butírico na rizogénese de mostajeiro. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: Com o presente trabalho pretendeu-se desenvolver competências associadas aos trabalhos de um laboratório de micropropagação, executando alguns ensaios que permitiram tomar conhecimento de alguns dos processos utilizados nestes sistemas de multiplicação de plantas Assim, implementaram-se ensaios na fase de multiplicação utilizando 2 espécies, um híbrido de castanheiro (Castanea sativa x C. crenata), clone M2 e a carqueja (Pterospartum tridentatum (L.) Willk.), clone Malcata, que se encontravam em multiplicação, testando a influência da qualidade da luz nesta fase. Um segundo ensaio envolveu a utilização do mostajeiro (Sorbus torminalis L.) para testar a sua capacidade de enraizamento em condições ex vitro. No primeiro ensaio, testaram-se dois tipos de luz, luz fluorescente tipo “cool white” e luz led com cores azuis e vermelhas. Verificou-se que a iluminação tipo LED exerceu um efeito positivo significativo para a diferenciação de rebentos no caso da carqueija (5,6 em vez dos 4,9 rebentos diferenciados sob luz fluorescente). Já nos parâmetros do comprimento dos rebentos verificámos que este tipo de iluminação favoreceu o alongamento nas duas espécies. No que diz respeito aos parâmetros do peso fresco e seco a iluminação LED exerceu um maior efeito no castanheiro do que na carqueija. No ensaio de enraizamento com o mostajeiro registaram-se taxas de enraizamento entre 53 e 40% com um número de raízes de 3,3 na modalidade de 50 mg L-1 AIB durante 3 dias como melhor resultado mas sem diferença significativa para as restantes modalidades.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28819TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3075
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tânia Calado_28819.pdf79,57 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.