Título: Conservação do arroz armazenado em condições herméticas : suscetibilidade do arroz carolino e agulha à infestação por Sitophilus zeamais
Autor: Alves, Ana Lúcia do Carmo
metadata.dc.contributor.advisor: Pintado, Cristina Maria Baptista Santos
Carvalho, Maria Otília de Almeida
Palavras-chave: Arroz armazenado
Arroz japonica
Sitophilus zeamais
Arroz indica
Data: 2016
Editora: IPCB. ESA
Citação: ALVES, Ana Lúcia do Carmo (2016) - Conservação do arroz armazenado em condições herméticas : suscetibilidade do arroz carolino e agulha à infestação por Sitophilus zeamais. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: Alguns dos fatores que regulam a atividade dos insetos no armazenamento são fatores abióticos tais como a temperatura, humidade relativa do ar e teor de água do produto. Os insetos são considerados residentes naturais do ecossistema de armazenamento. Têm a capacidade de sobreviver e reproduzir-se em condições muito baixas de humidade. O presente trabalho tem dois objetivos relacionados entre si. O primeiro objetivo é verificar a suscetibilidade de duas variedades de arroz com casca produzidas em Portugal ao ataque da principal praga dos produtos armazenados, Sitophilus zeamais. O estudo incidiu sobre duas variedades de arroz: arroz tipo japonica (carolino), e arroz do tipo indica (agulha). O segundo objetivo é testar a conservação do arroz armazenado em condições herméticas das duas variedades de arroz com casca de forma a prolongar a sua qualidade, durabilidade e resistência a possíveis infestações. Este estudo foi realizado na APARROZ – Agrupamento de Produtores de Arroz do Vale do Sado e no Laboratório de Entomologia do Instituto Superior de Agronomia (ISA. O trabalho realizado na APARROZ consistiu no embalamento e conservação das duas variedades de arroz com casca em sacos herméticos com diferentes atmosferas (12%, 14%, 16% de; testemunha sem submissão de atmosfera alternativa). O restante trabalho foi realizado no Laboratório de Entomologia do ISA com variedades vindas da APARROZ. Os resultados obtidos permitem concluir que ambas as variedades de arroz com casca estudadas neste ensaio foram resistentes à infestação por Sitophilus zeamais. Com base nas determinações de % humidade e aw observou-se que ainda que o arroz armazenado em sacos herméticos com base nas determinações de % humidade e aw apresentavam condições de durabilidade sem infestação, demonstrando que através do uso de atmosferas alternativas modificadas é possível conservar as características do grão de arroz.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28820TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3074
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Lúcia do Carmo Alves_28820.pdf114,91 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.