Título: Caracterização de isolados alimentares de Listeria monocytogenes e de Salmonella spp. : suscetibilidade a antibióticos e serotipagem molecular
Autor: Nogueira, Jacqueline Danila Corchana Vitória
metadata.dc.contributor.advisor: Pintado, Cristina Maria Baptista Santos
Amaro, Vítor Lopes
Palavras-chave: Segurança alimentar
Salmonella spp.
Listeria monocytogenes
Microbiologia de alimentos
Antibioresistência
Serotipagem molecular
Data: 2016
Editora: IPCB. ESA
Citação: NOGUEIRA, Jacqueline Danila Corchana Vitória (2016) - Caracterização de isolados alimentares de Listeria monocytogenes e de Salmonella spp. : suscetibilidade a antibióticos e serotipagem molecular. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Resumo: Ao longo do período de estágio, no Laboratório de Microbiologia da empresa Aquimisa, Lda. - Consultores Agro-Industriais foi realizado o acompanhamento da rotina laboratorial ao nível da preparação de meios de cultura e de material. Durante este primeiro período de estágio, foram obtidos 34 isolados alimentares de Listeria monocytogenes e 5 de Salmonella spp., provenientes de várias zonas geográficas. Estes isolados foram posteriormente purificados, caracterizados e crioconservados para integrarem a coleção de culturas do Laboratório de Microbiologia da Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Foi feita a avaliação da suscetibilidade dos isolados bacterianos a um conjunto de seis antibióticos, verificando-se que a percentagem de estirpes de Listeria monocytogenes resistentes foi de 9% para a ampicilina (10 g), 6% para a penicilina G (10 IU) , 6% para a oxitetramicina (30 g ) e com menor percentagem de resistentes , com apenas 3% , o sulfametoxazol-trimetoprim (25 g) .Considerando ainda os 34 isolados de Listeria monocytogenes, foi demonstrada a suscetibilidade dos isolados a todos os seis antibióticos utilizados. Os 5 isolados de Salmonella spp. comportaram-se de forma resistente na presença dos seis antibióticos, com 100% de resistência à penicilina G (10 IU) e à eritromicina (15 g) e a maior percentagem de sensíveis foi registada relativamente ao sulfametoxazol-trimetoprim (25 g ) com 80%, sendo que os isolados também demonstram sensibilidade , com iguais percentagens , 20% de sensíveis á oxitetramicina (30 g ), á ampicilina (10 g) e á estreptomicina ( 10 g). No geral, os isolados de L. monocytogenes mostraram-se mais suscetíveis aos antibióticos do que os isolados provenientes de Salmonella spp. Para além da suscetibilidade aos antibióticos, os isolados de L. monocytogenes foram caracterizados quanto ao seu serogrupo, por multiplex PCR, tendo-se observado a existência de quatro serogrupos: o serogrupo 1/2a, 3a em isolados provenientes de produtos cárneos e derivados e de produtos prontos a comer; o serogrupo 1/2b, 3b, 7 num isolado proveniente de produtos cárneos e derivados; o serogrupo 1/2c, 3c num leque mais diversificado de isolados provenientes de produtos cárneos, produtos prontos a comer e produtos lácteos e derivados; o serogrupo 4b, 4d, 4e em isolados provenientes de produtos cárneos.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28814TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3055
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Jaqueline Nogueira -28814.pdf138,59 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.