Título: Cuidados de enfermagem veterinária : contribuição para o estudo de parasitas gastrointestinais em aves de rapina
Autor: Costa, Rita Pinto da
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, Manuel Vicente de Freitas
Palavras-chave: Aves de rapina
Clínica de animais selvagens
Métodos coprológicos
Parasitas gastrointestinais
Portugal
Data: 2016
Editora: IPCB. ESA
Citação: COSTA, Rita Pinto da (2016) -Cuidados de enfermagem veterinária : contribuição para o estudo de parasitas gastrointestinais em aves de rapina. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Enfermagem Veterinária.
Resumo: O presente relatório reflete o culminar dos conhecimentos adquiridos durante o estágio curricular realizado no Consultório Veterinário “Agrivet”, com a duração total de 610 horas de trabalho efetivo, no período compreendido entre 2 de maio e 1 de setembro de 2016, através das atividades realizadas no âmbito da clínica de animais de companhia, animais de pecuária e animais exóticos mas também em clínica de animais selvagens, em colaboração com o CERAS, fazendo-se uma descrição das principais tarefas desempenhadas nas diversas áreas, bem como da casuística acompanhada. Foram assistidos 1087 animais, sendo que 534 eram animais de companhia, 517 animais de pecuária e 27 animais exóticos e selvagens. Relativamente aos animais de companhia, foram acompanhados essencialmente canídeos (85,02%), nos animais de pecuária as intervenções foram feitas maioritariamente em pequenos ruminantes (93,81%) e quanto aos animais exóticos e selvagens, destacam-se as intervenções em pequenos mamíferos e aves de rapina. Dos 1093 casos acompanhados, as principais áreas de intervenção foram a sanidade animal (45,93%) e a medicina preventiva (31,11%). Em colaboração com o CERAS, efetuou-se uma contribuição para o estudo de parasitas gastrointestinais em aves de rapina em Portugal. Foram colhidas amostras fecais de 27 aves de rapina diurnas e noturnas que deram entrada no CERAS entre junho e setembro de 2016 e efetuaram-se métodos coprológicos clássicos de pesquisa de ovos. Do total das amostras, 9 foram positivas (33,3%), tendo sido identificados ovos de parasitas das seguintes classes: Nematoda (Capillaria spp., Tetrameres spp., Syngamus spp.), Trematoda, Cestoda (Raillietina spp.), e Protozoa (Eimeria spp.).
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28790TFCEV.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3030
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Enfermagem Veterinária

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RITA COSTA -28790.pdf93,83 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.