Título: Segurança alimentar em estabelecimentos de restauração, bebidas e comércio a retalho
Autor: Correia, João Bernardo Cerdeira
metadata.dc.contributor.advisor: Águas, Paulo Manuel Pires
Rodrigues, Andreia Sofia Perisco Ferreira
Palavras-chave: HACCP
Segurança alimentar
Pré-requisitos
Higiene
Data: 2015
Editora: IPCB. ESA
Citação: CORREIA, João Bernardo Cerqueira (2015) - Segurança alimentar em estabelecimentos de restauração, bebidas e comércio a retalho. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Resumo: Nas últimas décadas a alimentação humana tem sofrido bastantes alterações devido às imposições de um novo estilo de vida populacional, em que há um maior consumo de alimentos em diferentes lugares ao invés da típica refeição tradicional em casa. Este estágio teve como objetivo, o acompanhamento das visitas dos técnicos superiores de higiene e segurança alimentar, da empresa Medisigma, sediada em Abrantes, com a avaliação de diferentes estabelecimentos, ao nível da restauração, comércio de bebidas e comércio a retalho, relativamente ao cumprimento de pré-requisitos e princípios da metodologia HACCP. O desenvolvimento de atividades relacionadas com o controlo da higiene e segurança alimentar nas instalações e processos de fabrico dos vários clientes, colaboração na construção de manuais HACCP, na recolha de amostras para análise e na realização posterior de análises microbiológicas, a verificação e atualização de letreiros e avisos obrigatórios e elaboração de fichas técnicas foram algumas das atividades realizadas neste estágio. Ao longo deste estágio foram visitados 139 estabelecimentos, dos quais 48 estabelecimentos de restauração, 54 estabelecimentos de bebidas e 37 estabelecimentos de comércio a retalho. Em cada estabelecimento foi verificado se estavam a ser cumpridos os prérequisitos nos quais assenta a metodologia HACCP através da aplicação de uma lista de verificação construída para o efeito. A lista de verificação foi elaborada com base na legislação em vigor, códigos de boas práticas e princípios da metodologia HACCP A análise dos dados resultantes da aplicação deste tipo de lista de verificação é uma ferramenta crucial na garantia da Segurança Alimentar bem como na planificação de estratégias a adotar com vista à obtenção dessa mesma garantia. Com os dados recolhidos é possível perceber que, as empresas de comércio ao nível alimentar, desde os comércios a retalho, restaurantes e comércios de bebidas, se encontram ainda bastante dependentes das empresas de consultadoria e auditoria alimentar para poder garantir a segurança alimentar, existindo ainda um longo caminho a percorrer nesta área, nomeadamente ao nível do armazenamento de matérias-primas. Este estágio foi essencial para a consolidação de conhecimentos, permitindo ainda o confronto com realidades bastante diferentes, anteriormente desconhecidas, possibilitando assim preparar novas estratégias para fomentar um acréscimo da Segurança Alimentar.
Descrição: Relatório do trabalho de fim de curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28537TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3014
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_JOA_COR.pdf137,08 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.