Título: Elaboração de ementas, avaliação nutricional, educação alimentar e verificação do sistema HACCP numa Instituição Particular de Solidariedade Social
Autor: Leitão, Lúcia Cristina Ermitão
metadata.dc.contributor.advisor: Figueiredo, Marisa Alexandra de Sousa
Alves, Rui Manuel Pires
Palavras-chave: Idosos
Boas práticas de higiene
Avaliação nutricional
Qualidade alimentar
Data: 2015
Editora: IPCB. ESA
Citação: LEITÃO, Lúcia Cristina Ermitão (2015) - Elaboração de ementas, avaliação nutricional, educação alimentar e verificação do sistema HACCP numa Instituição Particular de Solidariedade Social. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Resumo: O envelhecimento é um processo complexo, irreversível e natural, que se caracteriza por modificações morfológicas, psicológicas, funcionais e bioquímicas que influenciam a nutrição e a alimentação dos idosos. As necessidades energéticas poderão eventualmente diminuir, devido a um decréscimo da atividade física e redução da massa muscular. O estado nutricional dos idosos é visto como o fator chave do envelhecimento saudável, este pode ser afetado por alterações na ingestão, na absorção, no transporte, utilização e reserva dos nutrientes, o que pode resultar em desequilíbrio nutricional. Os principais objetivos deste estágio consistiram na compreensão do sistema de gestão de qualidade implementado na instituição, na avaliação de um grupo de idosos, transmissão de conhecimentos na área da educação alimentar e na elaboração de ementas e respetivas fichas técnicas. Foi realizada uma lista de verificação para o sistema de gestão da qualidade implementado. Para avaliação nutricional dos utentes aplicou-se o questionário adaptado do Mini Nutritional Assessment. Foram realizadas palestras e atividades no ambito da educação alimentar. Os resultados do questionário MNA (Mini Nutritional Assessment) mostraram que apenas um inquirido, do sexo masculino se encontrava desnutrido, e que o risco de denutrição é mais elevado nos indivíduos do sexo masculino do que nos do sexo feminino. De um modo geral e com base na amostra estudada, pode-se concluir que os idosos não se encontram desnutridos, no entanto, tendo em conta a percentagem de utentes em risco de denutrição, seria importante tomar algumas medidas para contrariar estes resultados.
Descrição: Relatório do trabalho de fim de curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28543TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2998
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_LUC_LEI.pdf131,89 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.