Título: Implementação e monitorização do sistema HACCP numa indústria alimentar
Autor: Santos, Ana Catarina Nunes Pires
metadata.dc.contributor.advisor: Pedro, Nuno Cláudio da Rocha Meses
Palavras-chave: HACCP
Segurança alimentar
PCC
Pré-requisitos
Fluxograma
Data: 2015
Editora: IPCB. ESA
Citação: SANTOS, Ana Catarina Nunes Pires (2015) - Implementação e monitorização do sistema HACCP numa indústria alimentar. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Resumo: A segurança alimentar define-se como a produção, transformação, distribuição e fornecimento de alimentos de forma a não serem prejudiciais para a saúde do consumidor. A preocupação por parte do consumidor sobre esta vertente tem vindo a aumentar cada vez mais, o que se deve ao facto de cada vez mais os consumidores estarem em alerta e terem um conhecimento maior sobre as doenças de origem alimentar. Para se puder prevenir estes problemas, houve a necessidade de implementar sistemas de análise de perigos e pontos críticos de controlo (PCC), definido como HACCP, a realização de auditorias periódicas, promove o acompanhamento destes perigos de forma a preveni-los e resolver caso já exista um perigo. O trabalho desenvolvido durante o estágio curricular teve como objetivo avaliar a implementação de Pré-requisitos em diversos tipos de estabelecimentos, e a implementação do Sistema de HACCP e numa indústria alimentar. Foi verificada a implementação de pré-requisitos em diversos estabelecimentos como IPSS, Cafés, Restaurantes, entre outros, sendo os mais frequentes o não preenchimento de registos de higienização e temperaturas, e a mistura de alguns produtos que podem levar a contaminação cruzada, foi ainda feita a recolha das não conformidades encontradas em diversas auditorias realizadas a uma IPSS. Foi também elaborado um Plano de HACCP do processo de fabrico de uma empada alentejana, onde foram efetuados os fluxogramas do processo de cada etapa (confeção da massa, cozedura de Frango, e Confeção do recheio), foram identificados os perigos, e PCC’s em todas as etapas do processo.
Descrição: Relatório do trabalho de fim de curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28707TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2984
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ANA_SAN.pdf189,44 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.