Título: Implementação dos requisitos dos referenciais normativos BRC/IFS Food na Ernesto Morgado, S.A.
Autor: Fernandes, Joana Inês Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor: Carneiro, João Paulo Baptista
Palavras-chave: Arroz
Gestão de alergénios
Gestão de vidros e plásticos rígidos
Pré-requisitos
Segurança e qualidade alimentar
Data: 2015
Editora: IPCB. ESA
Citação: FERNANDES, Joana Inês Gonçalves (2015) - Implementação dos requisitos dos referenciais normativos BRC/IFS Food na Ernesto Morgado, S.A. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Resumo: O presente relatório refere e descreve as atividades realizadas no âmbito do estágio curricular da licenciatura em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar, da Escola Superior Agrária de Castelo Branco. O tema desenvolvido consistiu na implementação de requisitos dos referenciais normativos British Retail Consortium (BRC) (versão 7) e International Food Standard (IFS) (versão 6), na empresa Ernesto Morgado, S.A. Numa primeira fase foi feito um estudo exaustivo das duas normas com o objetivo de seguidamente se proceder à sua implementação. Estes requisitos são exigidos numa adequada gestão de alergénios, vidros e plásticos rígidos. Foram elaborados dois guias de apoio: um para uma boa gestão de alergénios e outro para uma boa gestão de vidros e plásticos rígidos. Por fim, foi ainda abordada, mais superficialmente, a gestão de produtos químicos. No decorrer do estágio uma empresa externa realizou auditorias de diagnóstico, de modo a facilitar a organização e execução de requisitos, garantindo o seu cumprimento integral. A implementação das normas BRC e IFS permitem à empresa ficar munida de um Sistema de Gestão de Segurança e Qualidade Alimentar que favorece a sua integração no mercado internacional, de modo a fazer frente à crescente competitividade dos mercados e responder positivamente às expetativas dos clientes.
Descrição: Relatório do trabalho de fim de curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28706TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2983
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_JOA_FER.pdf169,86 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.