Dos produtores de leite à qualidade do queijo

Data

2015

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

IPCB. ESA

Resumo

O trabalho foi desenvolvido para avaliar aspectos higieno-sanitários da produção de queijo numa unidade de produção no município do Fundão, fornecendo, também, orientação aos produtores quanto à importância da higiene para obtenção de um produto de qualidade. O estágio teve a duração de três meses durante os quais se realizaram análises ao leite como a acidez, a presença de inibidores, o teor de gordura e a densidade, e ao queijo como o pH, resíduo seco, para posteriormente se calcular a matéria gorda. Analisaram-se amostras de leite, queijo em diferentes etapas da linha de produção. Constatou-se a inadequação do tratamento térmico e das práticas de higiene adotadas em alguns produtores, colocando em risco a qualidade do produto final. O acompanhamento da produção, orientação aos produtores e análise dos produtos para determinar os agravantes de contaminação são de extrema importância para a garantia da qualidade do produto.

Descrição

Relatório do trabalho de fim de curso de Engenharia Biológica e Alimentar apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28703TFCEBA.

Palavras-chave

Leite , Queijo , Análises , Qualidade

Citação

PINTO, Flávia Alexandra Afonso (2015) - Dos produtores de leite à qualidade do queijo. Castelo Branco. IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.