Título: Fisioterapia aplicada em canídeos. Cuidados de enfermagem em equinos
Autor: Silva, Ana Paula da Conceição
metadata.dc.contributor.advisor: Matos, Ana Cristina Outeiro Correia de
Miró, Francisco
Cruz, Henrique
Palavras-chave: Animais de companhia
Botulismo
Equinos
Fisioterapia
Data: 2015
Editora: IPCB. ESA
Citação: SILVA, Ana Paula da Conceição (2015) - Fisioterapia aplicada em canídeos. Cuidados de enfermagem em equinos. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Enfermagem Veterinária.
Resumo: Este estágio foi realizado em dois períodos: o primeiro período decorreu no departamento de Sanidade Animal da Faculdade de Medicina Veterinária de Córdoba e no Hospital Veterinário da Universidade de Córdoba, onde foram acompanhadas as atividades de fisioterapia em canídeos. O objetivo da fisioterapia envolve vários aspetos, como aumentar a eficiência do tratamento clínico e cirúrgico, podendo tratar os seus problemas secundários. Assim, a fisioterapia pode reduzir também a dor, a inflamação, os espasmos musculares e os edemas, melhorando a coordenação, o equilíbrio e a amplitude articular, acelerando o processo de cicatrização e o tempo de recuperação, prevenindo as contrações e as deformidades. O segundo período decorreu na região de Cascais e Montemor-o-Novo, onde foi acompanhada a casuística em equinos e aplicados os cuidados de enfermagem necessários. Verificou-se a ocorrência de 9 casos de botulismo, uma patologia neurológica rara potencialmente fatal, causada pela toxina (botulina) da bactéria Clostridium botulinum. Em análise de todo o estágio pode-se afirmar que foi positivo a abordagem da fisioterapia e a aplicabilidade dos cuidados de enfermagem em equinos.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Enfermagem Veterinária apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28689TFCEV.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2976
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Enfermagem Veterinária

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ANA_SIL.pdf188,29 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.