Fisioterapia aplicada em canídeos. Cuidados de enfermagem em equinos

Data

2015

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

IPCB. ESA

Resumo

Este estágio foi realizado em dois períodos: o primeiro período decorreu no departamento de Sanidade Animal da Faculdade de Medicina Veterinária de Córdoba e no Hospital Veterinário da Universidade de Córdoba, onde foram acompanhadas as atividades de fisioterapia em canídeos. O objetivo da fisioterapia envolve vários aspetos, como aumentar a eficiência do tratamento clínico e cirúrgico, podendo tratar os seus problemas secundários. Assim, a fisioterapia pode reduzir também a dor, a inflamação, os espasmos musculares e os edemas, melhorando a coordenação, o equilíbrio e a amplitude articular, acelerando o processo de cicatrização e o tempo de recuperação, prevenindo as contrações e as deformidades. O segundo período decorreu na região de Cascais e Montemor-o-Novo, onde foi acompanhada a casuística em equinos e aplicados os cuidados de enfermagem necessários. Verificou-se a ocorrência de 9 casos de botulismo, uma patologia neurológica rara potencialmente fatal, causada pela toxina (botulina) da bactéria Clostridium botulinum. Em análise de todo o estágio pode-se afirmar que foi positivo a abordagem da fisioterapia e a aplicabilidade dos cuidados de enfermagem em equinos.

Descrição

Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Enfermagem Veterinária apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28689TFCEV.

Palavras-chave

Animais de companhia , Botulismo , Equinos , Fisioterapia

Citação

SILVA, Ana Paula da Conceição (2015) - Fisioterapia aplicada em canídeos. Cuidados de enfermagem em equinos. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Enfermagem Veterinária.