Título: O papel do enfermeiro veterinário no internamento de animais com doenças infetocontagiosas
Autor: Rolo, Soraia Raquel Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Dias, Ana Cristina
Martins, Manuel Vicente de Freitas
Palavras-chave: Enfermeiro veterinário
Doenças infetocontagiosas
Animais de companhia
Data: 2015
Editora: IPCB. ESA
Citação: ROLO, Soraia Raquel Oliveira (2015) - o papel do enfermeiro veterinário no internamento em animais com doenças infetocontagiosas. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Enfermagem Veterinária.
Resumo: O presente relatório visa abordar as várias tarefas que um Enfermeiro Veterinário pode realizar numa clínica/ hospital veterinário, principalmente no internamento de animais com doenças infetocontagiosas. O estágio curricular decorreu no Centro Veterinário Senhora de Belém no período de 4 de maio a 12 de setembro, no qual foi possível realizar várias atividades, tendo sido acompanhadas 548 consultas. Mais de metade destas consultas corresponde à vacinação no caso dos canídeos e cerca de um terço nos felídeos. As doenças infetocontagiosas confirmadas foram maioritariamente Parvovirose canina e Coriza felina. Em relação a cirurgias, assistiu-se em maior número a ovariohisterectomias e a orquiectomias, tanto em cães como em gatos. O Enfermeiro Veterinário dedica a maior parte do seu tempo na hospitalização dos pacientes, preparando e fornecendo fluidoterapia, administrando a medicação prescrita e a alimentação adequada a cada situação. Para além disso, tem de monitorizar todos estes processos de forma a avaliar o estado do animal e a sua evolução, proporcionando o conforto necessário ao bem-estar dos animais através, por exemplo, da limpeza e desinfeção das superfícies e preparação das camas de animais internados. Outras funções que o Enfermeiro Veterinário pode realizar, também elas importantes, são: a receção dos clientes, auxílio em consultas e cirurgias, efetuar exames complementares de diagnóstico, informar os clientes sobre prevenção das várias doenças e realizar vários programas como por exemplo, um programa para controlo de obesidade.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Enfermagem Veterinária apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28693TFCEV.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2972
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Enfermagem Veterinária

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_SOR_ROL.pdf164,86 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.