Título: Verificação e análise do programa de pré-requisitos em estabelecimentos de restauração coletiva
Autor: Reis, Andreia Sofia Figueiredo
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, Manuel Vicente de Freitas
Amaral, Graça Luísa Morais
Palavras-chave: Qualidade alimentar
HACCP
Pré-requisitos
Auditoria
Data: 2015
Editora: IPCB. ESA
Citação: REIS, Andreia Sofia Figueiredo (2015) - Cerificação e análise de pré-requisitos em estabelecimentos de restauração coletiva. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Resumo: A qualidade alimentar passa por garantir a segurança dos alimentos, ou seja, que o género alimentício não possa causar dano ao consumidor quando preparado e/ou ingerido de acordo com a utilização previsto (ISO 22000:2005). A implementação de sistemas eficazes como o sistema HACCP, poderá garantir a confiança do consumidor em relação aos diferentes alimentos e produtos alimentares produzidos ou fornecidos nos diferentes estabelecimentos, como o caso de restaurantes e cafés. Para que este sistema seja eficaz é necessário ter estabelecido um Programa de Pré-Requisitos que devem ser verificados e eficazes. Durante o estágio foram feitas 7 auditorias aos pré-requisitos implementados nos estabelecimentos clientes (3 restaurantes, 3 cafés e uma pastelaria) de modo a verificar e a validar a sua implementação. As auditorias foram realizadas através de visitas aos estabelecimentos e com recurso a uma lista de verificação, sendo posteriormente produzido um relatório de não conformidades e referenciando medidas de correção para mitigar ou eliminar o seu impacto, alertando os proprietários para as medidas sancionatórias de não cumprimento, de acordo com a legislação em vigor.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28696TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2969
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_AND_REI.pdf141,98 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.