Leishmaniose canina

Data

2015

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

IPCB. ESA

Resumo

O presente relatório descreve uma doença, a Leishmaniose canina, diagnosticada por várias vezes no decorrer do período de estágio curricular de enfermagem veterinária na LVC. O estágio teve a duração de 617 horas com início no dia 4 de Maio de 2015 e término no dia 31 de Julho de 2015. Durante o decorrer do estágio foram acompanhados na LVC 653 casos, em espécies de animais de companhia e exóticas. Foram realizadas diversas atividades, nomeadamente, serviço de receção, cuidados dos animais internados, auxílio nas cirurgias, como a monitorização do paciente anestesiado, administração de fármacos, limpeza de toda a clínica, desinfeção e preparação do material cirúrgico para a esterilização, contenção do paciente, preparação do paciente para a cirurgia e para exames complementares de diagnóstico, acompanhamento do médico veterinário nos mesmos, venda de produtos alimentares, desparasitantes e medicações, corte de unhas, medição da temperatura retal, acompanhamento dos médicos veterinários nas consultas e maneio nas diferentes espécies. Neste relatório será desenvolvido o tema da Leishmaniose Canina pois a área geográfica onde a clínica está situada é uma região endémica a esta doença, tendo sido observados vários casos clínicos que serão descritos no relatório. Sendo também esta doença uma zoonose e uma doença sem cura, despertou o interesse de aprofundar mais o assunto.

Descrição

Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Enfermagem Veterinária apresentado na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28683TFCEV.

Palavras-chave

Leishmaniose canina , Flebótomo , Lesões cutâneas , Prevenção

Citação

CALDEIRA, Paulo Jorge Ramos (2015) - Leishmaniose canina. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Enfermagem Veterinária.