Título: Leishmaniose canina
Autor: Caldeira, Paulo Jorge Ramos
metadata.dc.contributor.advisor: Rahmquis, Lars
Cardoso, Pedro Joaquim Hilário Valente Neves
Palavras-chave: Leishmaniose canina
Flebótomo
Lesões cutâneas
Prevenção
Data: 2015
Editora: IPCB. ESA
Citação: CALDEIRA, Paulo Jorge Ramos (2015) - Leishmaniose canina. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Enfermagem Veterinária.
Resumo: O presente relatório descreve uma doença, a Leishmaniose canina, diagnosticada por várias vezes no decorrer do período de estágio curricular de enfermagem veterinária na LVC. O estágio teve a duração de 617 horas com início no dia 4 de Maio de 2015 e término no dia 31 de Julho de 2015. Durante o decorrer do estágio foram acompanhados na LVC 653 casos, em espécies de animais de companhia e exóticas. Foram realizadas diversas atividades, nomeadamente, serviço de receção, cuidados dos animais internados, auxílio nas cirurgias, como a monitorização do paciente anestesiado, administração de fármacos, limpeza de toda a clínica, desinfeção e preparação do material cirúrgico para a esterilização, contenção do paciente, preparação do paciente para a cirurgia e para exames complementares de diagnóstico, acompanhamento do médico veterinário nos mesmos, venda de produtos alimentares, desparasitantes e medicações, corte de unhas, medição da temperatura retal, acompanhamento dos médicos veterinários nas consultas e maneio nas diferentes espécies. Neste relatório será desenvolvido o tema da Leishmaniose Canina pois a área geográfica onde a clínica está situada é uma região endémica a esta doença, tendo sido observados vários casos clínicos que serão descritos no relatório. Sendo também esta doença uma zoonose e uma doença sem cura, despertou o interesse de aprofundar mais o assunto.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Enfermagem Veterinária apresentado na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28683TFCEV.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2960
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Enfermagem Veterinária

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_PAU_CAL.pdf185,42 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.