Título: Acompanhamento de uma queijaria : implementação de HACCP
Autor: Santos, Anthony Filipe Alfredo dos
metadata.dc.contributor.advisor: Andrade, Carlos de Sousa Coutinho Rebello de
Palavras-chave: HACCP
PCC
Queijo de Ovelha Curado
Data: 2015
Editora: IPCB. ESA
Citação: SANTOS, Anthony Filipe Alfredo dos (2015) - Acompanhamento de uma queijaria : implementação de HACCP. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Resumo: A qualidade e segurança alimentar é algo com que, nos dias de hoje, toda a gente se preocupa. De modo a promover a qualidade e segurança dos produtos que ingerimos no nosso dia-a-dia, as empresas agroalimentares recorrem ao plano HACCP. Cada tipo de alimento necessita de um estudo muito detalhado e o seu processo de fabrico deve ser respeitado nos mínimos detalhes, daí a importância dos fluxogramas de fabrico. Estes ilustram o processo de produção e é a partir deles que se definem os Pontos Críticos de Controlo. Apenas os riscos significativos podem ser identificados como Pontos Críticos de Controlo e estes devem ser monitorizados de forma a serem evitados e corrigidos. O produto em estudo neste trabalho é o Queijo de Ovelha Curado, da empresa Laticínios Monte Verão Lda., e o objetivo principal é de estudar o seu processo de fabrico de forma a identificar os Pontos Críticos de Controlo e concluir se a sua produção respeita o seu fluxograma de fabrico de forma a prevenir possíveis riscos, como o aumento do teor microbiano. O plano HACCP da empresa Laticínios Monte Verão Lda. foi elaborado de forma correta e é possível evidenciar isso pois ao longo do estágio não foram encontradas nenhumas não conformidades, podendo garantir que não é necessário recorrer a alterações do plano HACCP desta empresa e dos seus produtos. É, então, de grande importância ser elaborado um plano HACCP correto e viável para os produtos agroalimentares, como foi o caso da empresa em estudo, de forma a melhorar a saúde humana numa escala global.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar apresentado na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28680TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2957
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ANT_SAN.pdf162,13 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.