Título: Colaboração em estudo de avaliação da produção de biomassa em populações portuguesas de Opuntia ficus-indica
Autor: Villaseñor Arias, Iraís Alejandra
metadata.dc.contributor.advisor: Reis, Carlos Manuel Gaspar dos
Palavras-chave: Figueira-da-índia
Opuntia ficus-indica
Biomassa
Área de cladódios
Matéria verde
Data: 2015
Editora: IPCB. ESA
Citação: VILLASEÑOR ARIAS, Iraís Alejandra (2015) - Colaboração em estudo de avaliação da produção de biomassa em populações portuguesas de Opuntia ficus-indica. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Agronomia.
Resumo: A figueira-da-índia (Opuntia ficus-indica (L.) Mill.) é uma espécie com interesse para alimentação humana e animal particularmente em áreas onde a disponibilidade de água é um fator limitante na atividade agrícola. Acresce ainda outras utilizações como sejam o controlo de erosão de solos, a constituição de barreiras anti-incêndio e a produção de biogás. No contexto atual em que, por parte de alguns agricultores, renasceu o interesse por esta espécie, consideramos ser importante a caracterização e avaliação de populações portuguesas de O. ficus-indica e a sua comparação com variedades melhoradas, quer com o objetivo da produção de fruto para alimentação humana, quer como forrageira para alimentação animal. Em 2012, foram plantados, na Escola Superior Agrária de Castelo Branco num solo de baixa aptidão agrícola, cladódios de dezasseis populações portuguesas de O. ficus-indica, provenientes de diferentes locais, e duas variedades italianas (“Gialla” e “Bianca”). No presente trabalho, foi estimada, em 2015 (ano 3), a produção de biomassa de seis populações de O. ficus-indica através da determinação da área de cladódios por planta e da produção de matéria verde por planta, com utilização de equações previamente desenvolvidas por regressão linear.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Enfermagem Agronomia.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28526TFCA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2946
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Agronomia

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_IRA_ARI.pdf125,63 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.