Título: Certificado Kosher : desenvolvimento de um plano de comunicação Kosher
Autor: Laginha, Catarina
Durão, João
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, José Miguel Gago da
Martins, Daniel Raposo
Naik, Neel Vipinchandra
Palavras-chave: Kosher
Certificado
Hábitos alimentares
Mercado
Data: 2015
Editora: IPCB. ESART
Citação: LAGINHA, Catarina ; DURÃO, João (2015) - Certificado Kosher : desenvolvimento de um plano de comunicação Kosher. Castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Design de Comunicação e Produção Audiovisual.
Resumo: O projeto surgiu de uma necessidade detetada pelo InovCluster - Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro, que passa pela falta de conhecimento, por parte de produtores e empresas, sobre o conceito, certificado Kosher, detetando uma oportunidade de crescimento para a atividade comercial dos seus associados. A falta de conhecimento é efetivamente um problema sendo que o certificado tem benefícios associados que poderão auxiliar estas empresas e produtores a expandirem o seu mercado e o seu leque de vendas. Atualmente, a maior parte destas empresas já tem as condições necessárias á certificação, que não tem quais quer impostos associados, sendo este um certificado religioso. De modo a contextualizar o projeto, Kosher é um termo hebraico que significa adequado, limpo, permitido. É utilizado para designar produtos alimentares e bebidas que regem a dieta judaica. Este conceito tem duas máximas, a religião, que dita as normas a seguir, e a confiança, o elemento de ligação entre Rabino, produtores e consumidores. O processo de confeção dos produtos é supervisionado pelo Rabino - chefe da comunidade Judaica, destacado num determinado país ou região - que certifica o seguimento de todas as normas implícitas. Normas, estas que se regem pela higiene na produção, que faz destes, um sinónimo de segurança. No mercado dos produtos Kosher deve-se incluir, também, outras religiões com hábitos alimentares semelhantes. E cada vez mais pessoas com dietas específicas como é o caso de vegetarianos, e consumidores que simplesmente consideram que os produtos Kosher satisfazem padrões de higiene e qualidade mais elevados que outros. O que se pretendente com o projeto, é comunicar a mais-valia desta certificação junto das empresas e produtores. Este consiste no desenvolvimento de um plano de comunicação para a divulgação do conceito e certificado Kosher - um conjunto de suportes que orienta os interessados na área destes mesmos produtos. Em termos de processo de trabalho, foi adotada uma metodologia de projeto de design que compreende as fases de equacionamento do problema, fase de pesquisa, análise diacrónica e sincrónica de soluções (para compreensão do setor de atividade e soluções existentes), desenvolvimento de soluções hipotéticas, fase de protótipo e teste, até à validação junto da InovCluster e preparação para produção gráfica. Em termos de resultados, o projeto é constituído por um manual de normas, com explicações, regras e linhas orientadoras para ser atingido, com sucesso, a certificação Kosher; Por uma narrativa “how to” com toda a informação disponível no guia mas, de forma sucinta e dinamizada, através de esquemas infográficos; E um desdobrável com informação geral que servirá de suporte auxiliar ao guia e ao motion graphics.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Design de Comunicação e Produção Audiovisual apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2900
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESART - Design de Comunicação e Produção Audiovisual

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