Título: Acompanhamento do maneio de uma exploração de bovinos de leite: (sincronização e detecção do cio)
Autor: Silva, Liliana Maria Farinha da
metadata.dc.contributor.advisor: Rodrigues, João Pedro Várzea
Lopes, António Álvaro dos Santos Dias
Palavras-chave: Gado leiteiro
Sincronização do cio
Detecção do cio
Inseminação artificial
Data: 2010
Editora: ESA. IPCB
Citação: SILVA, Liliana Maria Farinha da (2010) - Acompanhamento do maneio de uma exploração de bovinos de leite: (sincronização e detecção do cio). Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório de Estágio de Engenharia Agronómica - Ramo Agronomia.
Resumo: O objectivo deste trabalho foi o acompanhamento e a prática de actividades de maneio diárias de uma exploração de bovinos de leite, bem como a identificação de melhores técnicas reprodutivas em novilhas. Neste sentido pretendem-se avaliar as vantagens de detecção visual de cios em vacas sincronizadas e não sincronizadas. Durante a recolha de dados, acompanhámos todas as actividades desenvolvidas na exploração, tendo-se procurado realizar todas as tarefas permitidas, particularmente: identificação, maneios alimentar e higio-sanitário dos vitelos; maneios produtivo, alimentar, higio-sanitário e reprodutivo das vacas, maneio reprodutivo das novilhas. No que se refere aos parâmetros reprodutivos, obtivemos os seguintes valores médios durante a realização do estágio: no G1 (com 172 novilhas submetidas a sincronização farmacológica do cio associada à detecção visual apenas após a 1ª injecção, sendo a IA a hora predeterminada após a 2ª injecção), a TFA é 89,5% enquanto que no G2 (com 59 novilhas sujeitas a detecção visual de cios e IA) a TFA é 71,2%. Na MN as TFA foram de 81,8% no G1 e 34,6% no G2. No G2 após a 3ª IA a TFA é 55,9%. Com a análise de comparação de proporções verificamos que não existem diferenças significativas, entre o G1 e o G2 em relação aos valores obtidos para TFA na 1ª IA como no total de IA realizadas, enquanto que entre as TFA relacionadas com a MN e a IA+MN, há diferenças significativas. A idade à primeira inseminação artificial (IA) de mais ou menos catorze meses; idade ao primeiro parto 26 meses (G1 – 25 meses e G2 – 27 meses). Relativamente aos parâmetros reprodutivos, de uma maneira geral, precisam de ser melhorados. No entanto, pensamos que uma deficiente detecção de cios poderá ter influenciado negativamente estes parâmetros.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Agronómica - Ramo Zootecnia. Só estão disponíveis os índices e o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26739TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/29
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Agronómica - Ramo Zootecnia

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_LILIANA_SILVA.pdf195,55 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.