A cultura do sorgo em sequeiro : contribuição para o estudo do seu comportamento num coluviossolo antigo na região de Castelo Branco
Ficheiros
Data
1989
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
Desde os tempos primitivos, o aproveitamento das espécies forrageiras pelos animais tem influenciado de modo decisivo a vida do Homem, podendo afirmar-se que a civilização actual, tal como a conhecemos, não existiria sem elas.
No caso das explorações polivalentes em que haja lugar para forragens anuais integradas em rotações surge-nos o sorgo como uma cultura bastante prometedora, já que permite obter grandes produções de matéria verde em plena época estival, quando muitas das pastagens têm diminuídas as suas produções. Além desta, o sorgo apresenta vantagens agronómicas das quais destacamos a sua resistência a condições de secura e a adaptação a uma gama diversificada de solos.
Por todas estas características de planta, associadas às condições da região (falta de água e de alimento verde, durante a época estival) surgiu-nos a ideia de fazer um ensaio de campo no sentido de obter orientações quanto ao comportamento do sorgo em sequeiro.
Fez-se teste preparatório a fim de estudar quais as variáveis que deveriam ser testadas, o que se realizou em 1987, operando segundo uma variante de técnica “ Dry-Farming” que consiste na realização de determinadas operações culturais, tais como lavouras profundas e/ou subsolagens imediatamente antes do período de maior precipitação, uma vez que a rocha mãe se encontra a pouca profundidade, conseguindo-se armazenar água que será utilizada pela cultura. Daí ter-se preferencialmente escolhido como variáveis a estudar, a profundidade de sementeira e a época de sementeira.
Estudou-se ainda o perfil do solo, o comportamento radicular, altura das plantas, assim como a sua produção em matéria verde. Para além destas realizações pedimos a contribuição dos Serviços de Nutrição Animal da E.S.A.C.B. para termos uma ideia mais concreta sobre o valor nutritivo desta cultura (nas condições ensaiadas) na produção animal.
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-10059TFCPAG.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-10059TFCPAG.
Palavras-chave
Produção vegetal , Sorgo
Citação
MAGALHÃES, José Carlos Monteiro da Silva (1989) - A cultura do sorgo em sequeiro : contribuição para o estudo do seu comportamento num coluviossolo antigo na região de Castelo Branco. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.