Título: Estudo da acarofauna em tomate para a indústria na região da campina de Idanha-a-Nova (Ladoeiro)
Autor: Capinha, Jorge Manuel Branco
metadata.dc.contributor.advisor: Luz, João Pedro Martins da
Palavras-chave: Proteção de plantas
Tomate
Data: 1994
Editora: IPCB. ESA
Citação: CAPINHA, Jorge Manuel Branco (1994) - Estudo da acarofauna em tomate para a indústria na região da campina de Idanha-a-Nova (Ladoeiro). Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Resumo: Durante uma época de produção de tomate foi realizada uma prospecção de ácaros presentes nas folhas de duas variedades, H3O e BULKER, respectivamente. No grupo dos fitófagos, foi muito frequente a presença do eriofidio Aculops lycopersici (Massee) e de espécies tetrânicas, entre elas, o Tetranychus cinnabarinus (Boisduval). Salienta-se, também, o número elevado de ácaros indiferentes, sobretudo espécies do género Tarsonemus e do género Tydeus, onde se incluía a espécie Tydeus kochi (Oudemans). Os ácaros predadores foram pouco frequentes, registando-se um número muito baixo, tanto na família PHYTOSEIIDAE como na espécie Homeopronematus anconai (Baker). Das duas variedades de tomate utilizadas no ensaio, foi notório um menor número de ácaros na variedade H30, no entanto, a variedade BULKER, mesmo sujeita a um maior ataque por parte da acarofauna, foi a mais produtiva (em Kg/ha), quer na parcela não sujeita a tratamento como na parcela sujeita a tratamento.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-14423TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2874
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
14423.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.