Título: Avaliação de indicadores de gestão florestal sustentável e plano de gestão florestal para a Herdade do Baldio
Autor: Porto, Maria de Lurdes Maia
metadata.dc.contributor.advisor: Dahlin, Ana Cecília Morais
Palavras-chave: Certificação florestal
Sistemas de gestão florestal sustentável
Indicadores
Unidade de gestão florestal
Data: 2006
Editora: IPCB. ESA
Citação: PORTO, Maria de Lurdes Maia (2006) - Avaliação de indicadores de gestão florestal sustentável e plano de gestão florestal para a Herdade do Baldio. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: Actualmente, a concorrência do mercado internacional obriga a uma valorização dos produtos florestais, sendo hoje em dia uma aposta a Certificação Florestal. A escolha do tipo de Sistema de Certificação Florestal a adoptar depende do tipo de produto florestal produzido ou exigência de comercialização, nacionais e internacionais. Entre os diferentes sistemas de certificação, surge, como parte do esquema de certificação PEFC (Program for the Endorsement os Forest Certificacion) a Norma Portuguesa de Gestão Florestal Sustentável (NP 4406), que descreve os requisitos para um Sistema de Gestão Florestal Sustentável (SGFS), atendendo à especificidade da floresta portuguesa, que permitisse a sua certificação. A primeira versão da NP 4406 é de 2003, e inclui a obrigatoriedade de monitorizar a gestão florestal através de seis critérios globais e de vinte e dois indicadores de avaliação do desempenho florestal. No presente trabalho, incluído num projecto da Federação de Produtores Florestais de Portugal, aplicou-se a NP 4406 a uma Unidade de Gestão Florestal, implantada na Herdade do Baldio, concelho de Arronches. Nesse sentido, foram estimados alguns dos indicadores da norma, e posteriormente foi estabelecido um plano de gestão florestal para a UGF em causa.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25455TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2870
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25455.pdf869,8 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.