Efeito da termoterapia na compatibilidade de enxertia da macieira "Bravo de Esmolfe" em porta-enxertos diferentes

Data

1999

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

IPCB. ESA

Resumo

Este trabalho de fim de curso foi realizado na Região da Cova da Beira. O seu principal objectivo era avaliar o efeito da termoterapia na compatibilidade da enxertia nos porta-enxertos M7 e Pagem2 na cultivar Bravo de Esmolfe”, onde foram avaliados vários parâmetros tais como: a percentagem de pegamento, o vigor dos lançamentos e a percentagem de partidas nos anos de 1998 e 1999. Foram recolhidos garfos de vários clones da Região da Cova da Beira; e depois enviados para Lisboa para serem submetidos ao tratamento de termoterapia. Dos garfos enviados apenas uma parte foi submetida a tratamento enquanto outra não sofrem tratamento para se ter termo de comparação. Quanto a percentagem de pegamento que melhor respondeu foi o T1 e também obteu melhor crescimento médio de lançamentos. O TO verificou que tem maior percentagem de partidas. Em relação aos porta-enxertos foi o ano de 1999 que obteve melhor resultado de pegamento.

Descrição

Relatório de Estágio do curso de Produção Agrícola, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-20142TFCPAG.

Palavras-chave

Cova da Beira , Bravo de Esmolfe

Citação

COSTA. Teresa Maria Pereira da (1999) - Efeito da termoterapia na compatibilidade de enxertia da macieira "Bravo de Esmolfe" em porta-enxertos diferentes. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.