Título: A solarização no combate a infestantes em viveiros de cebola (Allium cepa L.)
Autor: Aragoa, Victor José Duarte
metadata.dc.contributor.advisor: Coutinho, José Pereira Ribeiro
Rosa, Maria Leopoldina Vieira da
Palavras-chave: Allium cepa
Cebola
Proteção de plantas
Solarização
Data: 1994
Editora: IPCB. ESA
Citação: ARAGOA, Victor José Duarte (1993) - A solarização no combate a infestantes em viveiros de cebola (Allium cepa L.). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Resumo: A preocupação constante e crescente, de que a qualidade dos produtos e do ambiente advém da utilização de produtos menos poluentes ou com menores gastos de energia e de mão-de-obra, conduz á alteração de práticas culturais existentes no combate aos inimigos das culturas, apontando assim, para a solarização como um meio a integrar em protecção (DEVAY et al. 1991, SILVEIRA et al. 1990). Tentou-se avaliar a eficácia da solarização no controlo às infestantes da cultura da cebola em viveiro e também na cultura em viveiro. Embora as condições climatéricas e a época em que o ensaio de solarização foi efectuado, não coincidissem com a de maior radiação solar e de maior temperatura do ar, notaram-se reduções bastante significativas no número de espécies, sendo o recobrimento das infestantes muito variável, em função do tempo de tratamento e a data de aplicação. Atingiram-se valores na redução do número de espécies de 43, 40 e 31 %, reduções do número total de infestantes de 65, 62 e 8%, as reduções no recobrimento das infestantes pela área dos canteiros variou de valores aproximadamente nulos a 65 %. Os resultados obtidos na cultura de cebola em viveiro, foram relativamente satisfatórios nos talhões solarizados nos dias de maior radiação solar e de maiores temperaturas do ar, obtiveram-se resultados negativos nos talhões com solarização tardia, tanto no número total de plantas, como na qualidade das plantas e na altura média. O ensaio ocorreu no sector de horticultura da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, com início em Agosto de 1992 e terminou em princípios de Abril de 1993.
Descrição: Relatório de Estágio do curso de Produção Agrícola, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-14810TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2862
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
14810.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.