Título: Contribuição para o estudo da eficácia e selectividade de desinfectantes do solo em viveiros de tabaco
Autor: Barata, Luís Manuel Neves Pires
metadata.dc.contributor.advisor: Amaro, José António Teodósio
Luz, João Pedro Martins da
Palavras-chave: Cultura do tababo
Desinfeção do solo
Data: 1992
Editora: IPCB. ESA
Citação: BARATA, Luís Manuel Neves Pires (1992) - Contribuição para o estudo da eficácia e selectividade de desinfectantes do solo em viveiros de tabaco. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Resumo: Atendendo à importância da cultura do tabaco na região, mais propriamente na campina de Idanha-a-Nova, onde são produzidas 60% das ramas nacionais, não podemos deixar de evidenciar o seu contributo económico e social para o rendimento regional. Temos conhecimento de que a cultura, na zona, assenta consigo um peso económico na ordem de 1,5 a 2 milhões de contos, o que faz com que, actualmente seja a cultura de mais interesse económico e também de grande impacto social, devido ao elevado número de trabalhadores rurais, que emprega garantindo a sua subsistência e à própria promoção social dos seus produtores. O êxito de uma cultura como esta, que exige factores de produção onerosos, mas de onde poderão advir ou advêm elevados dividendos, implica conhecimentos técnicos e rigor na execução e oportunidade das práticas culturais, desde que se lançam as sementes à terra até à comercialização do produto final. Estando o êxito dela assente, sobretudo, na obtenção de plantas de boa qualidade, optamos por este campo para o nosso trabalho, porque em nosso entender é um assunto de primordial importância para levar a bom termo, com primazia económica e cultural. Atendendo às reduzidas dimensões das sementes e à fragilidade das jovens plantas, desde há muito, que se faz a desinfecção ou esterilização dos viveiros, muitas vezes queimando lenha sobre eles, contudo actualmente é prática corrente, em quase todo o mundo, o uso de produtos químicos. Este facto levou-nos a optar no nosso estudo, pela comparação da eficácia de dois destes produtos mais usados correntemente, o brometo de metilo e o dazomete com o objectivo de avaliar o seu comportamento nas condições edafo-climáticas do local do ensaio. A exposição que segue, compõem-se de duas fases distintas, sendo a primeira composta por alguns capítulos de caracter geral e informativo. A segunda, contendo a actividade experimental que engloba o ensaio destinado à avaliação da eficácia de desinfectantes ou esterilizantes do solo em viveiros de tabaco.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-13217TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2857
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
13217.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.