Título: Implantação de um olival intensivo em moldes modernos e ensaios comparativos das novas técnicas de enxertia na reconversão de olivais tradicionais
Autor: Bugalho, Elsa Margarida Ramalho Serra
metadata.dc.contributor.advisor: Ramos, António Maria dos Santos
Palavras-chave: Olivicultura
Reconversão do olival
Data: 1988
Editora: IPCB. ESA
Citação: BUGALHO, Elsa Margarida Ramalho Serra (1988) - Implantação de um olival intensivo em moldes modernos e ensaios comparativos das novas técnicas de enxertia na reconversão de olivais tradicionais. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Resumo: A olivicultura nacional atingiu em tempos passados, lugar de relevo entre os países olivícolas, mas encontramo-nos a uns anos a esta parte, perante uma grave crise que já teve como consequência o abandono ou arranque de considerável número de olivais e baixa produtividade em extensas áreas “ (SANTOS e RAMOS, 1987). È do âmbito deste trabalho de fim de curso apresentar alguns recursos para aumentar a produtividade e rentabilidade dos olivais. Assim abordará a reconversão dos já existentes através de enxertias com novas cultivar mais produtivas e rentáveis; incluirá também a implantação de novos olivais em sistema intensivo e com utilização de técnicas mais económicas e viáveis; por fim versará a poda de formação como uma prática indispensável a um encurtamento do período improdutivo além de proporcionar uma boa inserção das pernadas da futura árvore e de a manter no equilíbrio necessário a uma boa produtividade. A primeira parte deste trabalho referente à enxertia de novas cultivar, realizou-se na herdade Estatal do Couto da Várzea, Idanha-a-Nova, propriedade da Direcção Regional de Agricultura da Beira Interior e visou concluir sobre a adaptação de diferentes cultivares a um mesmo porta-enxerto (Galega vulgar). Com esta prática, evitar-se-á a ocupação de novas áreas com aptidão para outras culturas, aproveitando os olivais já existentes. Na segunda parte fez-se o acompanhamento da instalação de um olival intensivo, ainda na mesma herdade; por último decorreu a execução da poda de formação de árvores com 4 anos, existentes na propriedade Fonte dos Cântaros, Proença-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova. Far-se-á assim, uma breve caracterização edafo-climática da região onde estão inseridos os olivais mencionados (Idanha-a-Nova), bem como uma abordagem teórica a todos os aspectos com interesse prático de modo a haver uma integração total com a realidade.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-8755TFCPAG ; C30-8756TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2851
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
8755.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.