O efeito de diferentes datas de plantação na produção de alface ao ar livre, no concelho de Castelo Branco

Data

1999

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

IPCB. ESA

Resumo

A selecção dos produtos hortícolas e a escolha do local e da melhor época para os produzir, de modo a obter o máximo de produção e rendimento, são imperativos que todo e qualquer horticultor deve ter em mente. Neste trabalho apresenta-se um estudo comparativo entre duas cultivares de alface (Lactuca saliva L.) de ar livre, cv. Siletta e cv. Batávia, através da realização de 3 sementeiras, transplantações e colheitas, em diferentes datas, com o objectivo de conhecer a melhor época de produção Os dados de produção foram avaliados relativamente ao peso húmido, peso seco e diâmetro, à rapidez de desenvolvimento e à normalização. Pelos resultados obtidos, pode-se concluir que, as duas cultivares estão perfeitamente adaptadas ao concelho, embora tenham sofrido alguns danos, devido ao Verão antecipado que se fez sentir. Apesar de um ensaio ser pouco para tirar conclusões, pode-se deduzir dos resultados que, as duas cultivares podem ser cultivadas ao ar livre em zonas com climas adversos e frios, nomeadamente o concelho de Castelo Branco. A cv. Siletta (Tipo Bola de Manteiga) é a mais sensível às condições climáticas adversas, apresentando por isso maior precocidade que a cv. Batávia. Para as duas cultivares, os dados apontam no sentido de ser a ultima semana de Fevereiro a melhor época para a sementeira e para a colheita, a 3ª semana de Maio.

Descrição

Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19910TFCPAG.

Palavras-chave

Lactuca sativa , Produção

Citação

ALVES, Susana Isabel Ferreira (1999) - O efeito de diferentes datas de plantação na produção de alface ao ar livre, no concelho de Castelo Branco. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.