Protecção integrada em pomares de macieiras
Ficheiros
Data
1998
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
A implementação de programas de protecção integrada exige um conhecimento profundo dos problemas fitossanitários ao nível de cada região e concretamente de cada Pomar. No presente trabalho apresenta-se um estudo de alguns problemas fitossanitários em dois pomares duma exploração na freguesia do Feno, concelho da Covilhã e o seu respectivo combate através dos conceitos de protecção integrada.
Os métodos de amostragem utilizados foram armadilha sexual para o bichado e observação visual para os ácaros. Através de observações de rotina registou-se a presença de afídios, lagartas mineiras e cochonilha de São José.
Os tratamentos químicos contra o bichado foram nalguns casos ineficazes, o que se traduziu por uma percentagem bastante elevada de frutos bichados.
Relativamente aos ácaros, um facto importante foi o não aparecimento do aranhiço vermelho.
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18659TFCPAG.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18659TFCPAG.
Palavras-chave
Protecção integrada , Bichado , Ácaros , Macieira , Problema fitossanitário
Citação
DIAS, Lúcia Ramos (1998) - Protecção integrada em pomares de macieiras. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.