Efeito da técnica de sementeira e do controle de infestantes na cultura do feijão-frade (Vigna unguiculata (L.) Walp.)
Ficheiros
Data
1997
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
Com o objectivo de avaliar o efeito da técnica de sementeira e de controlo de infestantes na cultura do feijão-frade (Vigna zinguicu/ata (L.) WaIp.) foi realizado um ensaio na Quinta da Sr.ª de Mércules (Castelo Branco), de Julho a Outubro de 1996. As técnicas culturais utilizadas, baseadas sempre na sementeira em linhas com semeador de distribuição pneumática, tipo monogrão, foram: sementeira sem controlo de infestantes; sementeira com controlo de infestantes por realização de uma pulverização com herbicida de pré-emergência; e sementeira com controlo de infestantes por meio de sacha; sementeira com o mesmo semeador, mas adaptado à sementeira directa, de novo sem controlo de infestantes, com realização de um tratamento herbicida, e com realização de uma sacha; sementeira ainda com a mesma máquina mas adaptada, à sementeira com mobilização reduzida do solo, novamente sem controlo de infestantes, com tratamento herbicida e com sacha.
Os resultados obtidos não permitem concluir se, quer o processo de sementeira, quer a técnica de controlo de infestantes utilizadas influenciam ou não o comportamento da cultura, pelo que novos ensaios deverão ser realizados para que conclusões mais objectivas possam ser retiradas.
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17958TFCPAG.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17958TFCPAG.
Palavras-chave
Vigna unguiculata , Controlo de infestantes
Citação
MONTEIRO, Francisco José Ferreira (1997) - Efeito da técnica de sementeira e do controle de infestantes na cultura do feijão-frade (Vigna unguiculata (L.) Walp.). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.