Estudo de duas modalidades de enxertia em videira (Vitis vinifera L.)

Data

2001

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

IPCB. ESA

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre duas modalidades de enxertia, efectuadas com diferentes tecnologias. As enxertias foram realizadas numa vinha situada na freguesia de Santo António das Areias, concelho de Marvão, distrito de Portalegre, em Março de 1999. Os dois métodos utilizados foram: enxertia tradicional de fenda simples (efectuada com uma navalha) e a enxertia de corte em ómega (efectuada com tesoura de enxertia). O desenvolvimento dos enxertos foi acompanhado durante o ciclo vegetativo de 1999. Os resultados obtidos demonstram superior viabilidade do método tradicional de enxertia de fenda simples (aproximadamente 100% para a enxertia de fenda simples e aproximadamente 70% para a fenda em ómega). A taxa de pegamento mais baixa para a enxertia de fenda em ómega pode atribuir-se a diversos factores, entre os quais se destacam a dificuldade de afiar a lâmina de corte da tesoura de enxertia e a falta de experiência de execução deste tipo de enxertia por parte do enxertador.

Descrição

Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-21148TFCPAG.

Palavras-chave

Vitis vinifera , Enxertia

Citação

ABELHO, João Eduardo Marques (2001) - Estudo de duas modalidades de enxertia em videira (Vitis vinifera L.). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.