Título: Estudo de duas modalidades de enxertia em videira (Vitis vinifera L.)
Autor: Abelho, João Eduardo Marques
metadata.dc.contributor.advisor: Simões, Maria Paula Albuquerque Figueiredo
Palavras-chave: Vitis vinifera
Enxertia
Data: 2001
Editora: IPCB. ESA
Citação: ABELHO, João Eduardo Marques (2001) - Estudo de duas modalidades de enxertia em videira (Vitis vinifera L.). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre duas modalidades de enxertia, efectuadas com diferentes tecnologias. As enxertias foram realizadas numa vinha situada na freguesia de Santo António das Areias, concelho de Marvão, distrito de Portalegre, em Março de 1999. Os dois métodos utilizados foram: enxertia tradicional de fenda simples (efectuada com uma navalha) e a enxertia de corte em ómega (efectuada com tesoura de enxertia). O desenvolvimento dos enxertos foi acompanhado durante o ciclo vegetativo de 1999. Os resultados obtidos demonstram superior viabilidade do método tradicional de enxertia de fenda simples (aproximadamente 100% para a enxertia de fenda simples e aproximadamente 70% para a fenda em ómega). A taxa de pegamento mais baixa para a enxertia de fenda em ómega pode atribuir-se a diversos factores, entre os quais se destacam a dificuldade de afiar a lâmina de corte da tesoura de enxertia e a falta de experiência de execução deste tipo de enxertia por parte do enxertador.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-21148TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2834
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
21148.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.