Título: Poda mecânica da oliveira
Autor: Russo, Manuel Francisco Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Luís
Ramos, António Maria dos Santos
Palavras-chave: Oliveira
Poda
Data: 2000
Editora: IPCB. ESA
Citação: RUSSO, Manuel Francisco Fernandes (2000) - Poda mecânica da oliveira. Castelo Branco. IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Resumo: A olivicultura é uma actividade com reconhecido interesse económico no sector agrícola português e em particular na região de Elvas. Têm-se efectuado diversos trabalhos, no Departamento de Olivicultura da Estação Nacional de Melhoramento de Plantas de Elvas, com o fim de melhorar a cultura da oliveira, tornando-a rentável, competitiva face ao mercado mundial e consequentemente aliciante para os agricultores portugueses. Os crescentes esforços de modernização que estão a ser feitos passam obrigatoriamente pela mecanização das diferentes operações culturais relacionadas com a cultura, nomeadamente as mais exigentes em mão-de-obra. A operação da poda sendo uma das técnicas culturais mais onerosas é sem dúvida também a que requer mão-de-obra mais especializada. Devido á escassez de pessoal disponível para efectuar esta operação cultural, grande parte do olival português tem vindo a degradar-se e com tendência a um aumento na quebra de rendimento do mesmo. A mecanização da poda vem ganhando importância, não só no sentido de reduzir a dependência desta actividade relativamente á mão-de-obra disponível, mas também na tentativa de reduzir os custos de produção. Os resultados apresentados neste trabalho revelam a importância da mecanização da poda da oliveira face á poda manual, quer a nível de custos, quer a nível de produção. A análise dos resultados obtidos nos ensaios instalados nos diversos olivais, nas variedade Galega e Blanqueta, em zonas com solos diferentes, em sistema de sequeiro e regadio, permitiu tirar conclusões esperançadoras, sendo no entanto necessários mais anos de estudo e de resultados sobre este trabalho que permitam respostas a algumas incógnitas que todavia permanecem por esclarecer.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-21788TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2831
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
21788.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.