Título: Estudo do efeito da rega com água residual urbana na produção de narciso
Autor: Gonçalves, Bruno Manuel de Brito Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Monteiro, Maria do Carmo Simões Mendonça Horta
Sousa, Fernanda Maria Grácio Delgado Ferreira de
Palavras-chave: Água residual urbana
Cloragem
Fertilidade do solo
Narcissus
Rega
Data: 2000
Editora: IPCB. ESA
Citação: GONÇALVES, Bruno Manuel de Brito Pereira (2000) - Estudo do efeito da rega com água residual urbana na produção de narciso. Castelo Branco. IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Resumo: Este trabalho teve como objectivo determinar a possibilidade de utilização das águas residuais urbanas tratadas na rega do narciso. Para isso realizou-se um ensaio em estufa, com a cultivar Carlton, que decorreu de 7 de Outubro de 1999 a 26 de Abril de 2000. O delineamento experimental constou de quatro modalidades, quanto ao tipo de rega: 1 - água residual urbana (AR); 2 - água residual urbana desinfectada com hipoclorito de sódio (ARD); 3 - água de rede (A); 4 - água de rede desinfectada com hipoclorito de sódio (AD). Foram avaliados vários parâmetros relativos aos aspectos qualitativos da planta, assim como a algumas características do solo. Por cada modalidade foram efectuadas três repetições. A disposição dos doze canteiros (4 modalidades x 3 repetições) foi aleatória; foi realizada uma gradagem do solo antes da armação dos canteiros. A rega com água residual ou a cloragem não conduziram a diferenças significativas na altura das flores nem dos bolbos e bolbilhos. A rega com água residual conduziu a uma significativa redução no comprimento das raízes. Quanto ao efeito da rega com água residual em alguns parâmetros da fertilidade do solo, verificou-se que não houve alterações significativas no teor em matéria orgânica, em fosforo e potássio assimiláveis, ferro, zinco, manganês, crómio, níquel. Os valores de pH, a capacidade de troca catiónica, a condutividade eléctrica e as bases de troca (excepto Na+) também não apresentaram diferenças significativas. A rega com água residual conduziu a um significativo aumento do teor em sódio de troca.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-21562TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2829
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
21562.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.