Título: Resistência de novas cultivares do tabaco a nemátodos do género Meloidogyne spp.
Autor: Goulão, Célia Maria Pedro
metadata.dc.contributor.advisor: Coutinho, José Pereira Ribeiro
Palavras-chave: Proteção de plantas
Meloidogyne
Data: 1997
Editora: IPCB. ESA
Citação: GOULÃO, Célia Maria Pedro (1997) - Resistência de novas culturas do tabaco a nemátodos do género Meloidogyne spp. Castelo Branco. IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Resumo: O presente trabalho foi realizado na Quinta “Cabecinho das Lebres”, pertencente ao Concelho de Idanha-a-Nova, no ano de 1996, com o propósito de fazer o estudo da “Resistência de novas cultivares de tabaco a nemátodos do género Meloidogyne spp.”. O principal objectivo deste trabalho é o melhoramento da cultura de tabaco (Nicotiana tabacum L.) em relação a nemátodos pertencentes ao género Meloidogyne spp. Neste trabalho consta, a pesquisa bibliográfica, e o acompanhamento das principais técnicas culturais inerentes à cultura do tabaco, bem como, das principais doenças provocadas pelos nemátodos do género Meloidogyne e Pratylenchus spp., tornaram possível o conhecimento da actividade deste trabalho. Todo este estudo se deve ao facto, dos nemátodos, nomeadamente os nó de raiz, Meloidogyne spp., serem considerados como os mais nocivos nesta cultura e, se não forem tomadas as devidas medidas de controlo, serão contraídas grandes perdas de rendimento. Deve-se proceder a medidas de controlo: biológico, químico, em conjunto com a utilização de sementes resistentes e certificadas, rotação de culturas e práticas culturais adequadas.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17503TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2825
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
17503.pdf1,89 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.