Título: Ensaios de resistência de novas cultivares de tabaco ao míldio (Peronospora tabacina) na campina de Idanha-a-Nova
Autor: Carvalho, Maria Amélia Matos Ruivo de
metadata.dc.contributor.advisor: Peças, Luís Filipe Ribeiro Ponte Velez
Abrantes, Paulo
Palavras-chave: Proteção de plantas
Míldio
Peronospora tabacina
Data: 1996
Editora: IPCB. ESA
Citação: CARVALHO, Maria Amélia Matos Ruivo de (1996) - Ensaios de resistência de novas cultivares de tabaco ao míldio (peronospora tabacina) na campina de Idanha-a-Nova. Castelo Branco. IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Resumo: Este trabalho tem como objectivo o melhoramento da cultura do tabaco ( Nicotiana tabacum L.), em relação ao míldio ( Peronospora tabacina), sendo esta a doença mais importante, pois causa enormes prejuízos. O trabalho descritivo inclui apresentação das características edafo¬-climáticas e socioeconómicas do concelho de Idanha-a-Nova, descrição da cultura com as práticas culturais que usualmente se efectuam, caracterização do míldio e por último descrição do trabalho de campo. A realização efectuou-se da seguinte forma: sementeira de 9 viveiros, um por cultivar ( Bel 61-10, Bergerac C, Chemical Mutant, GA 955, NC 11-51, Ovens 2, RxT, Samsoun e Trumpf ), plantação em blocos, cada um com as 9 cultivares, sendo 20 plantas por cultivar. A práticas culturais realizadas foram as mesmas que se fazem na própria cultura, á excepção dos tratamentos fitossanitários com produtos sistémicos. O términus do trabalho coincidiu com a fase de maturação das cápsulas das plantas. Em termos conclusivos constatou-se que, o míldio não afectou as plantas porque a temperatura e humidade relativa que se fizeram sentir durante a realização do trabalho prático não foram as favoráveis ao aparecimento da doença.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17412TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2824
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
17412.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.