Título: O desenvolvimento rural em CRES : contributo para a formulação de uma estratégia
Autor: Freitas, Virgílio Paulo Martins de
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Celestino António Morais de
Ciani, Adriano
Palavras-chave: Ilha de Cres
Mar Adriático Norte
Desenvolvimento sustentável
Desenvolvimento rural
Data: 2002
Editora: IPCB. ESA
Citação: FREITAS, Virgílio Paulo Martins de (2002) - O desenvolvimento rural em CRES : contributo para a formulação de uma estratégia. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais e Ambiente.
Resumo: Numa aproximação tradicional aos modelos de desenvolvimento as ilhas podem ser definidas como áreas muito desfavoráveis. Os modelos de desenvolvimento criam a oportunidade de transformar essas fraquezas numa forte oportunidade de desenvolvimento, baseado na estratégia de desenvolvimento sustentável. Os conteúdos deste trabalho foram concebidos para incrementar o desenvolvimento sustentável, devendo este seguir um esquema do tipo “bottom-up”. O objectivo de qualidade de vida, integração e diversificação de princípios de produção são os aspectos de prioridade neste trabalho. É um projecto de largo âmbito para pesquisa e propostas operativas que visam alcançar modelos concretos para a melhoria dos sectores de economia; ambiente e administração dc recursos naturais, assim como a qualidade de vida das populações das ilhas do Norte do mar Adriático. Estes modelos, após as devidas alterações, poderão ser aplicados cm qualquer ilha, nomeadamente às ilhas portuguesas, uma vez que têm caracter de repetição e de transferência. A ilha de Cres é a área escolhida para a realização do trabalho. Em relação a esta escolha pretende focar-se os aspectos problemáticos, analisá-los e tentar resolve-los. Os principais problemas desta área encontram-se no sector agrícola, essencialmente na olivicultura; ovinocultura; criação de abelhas; turismo; turismo rural; agro-turismo e tecnologia de informação.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23584TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2820
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
23584.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.