Título: Aferição da espectroscopia NIR por métodos analíticos convencionais em ameixas "Black Ambar", "Black Ruby" e "Angeleno" e em maçãs "Gala"
Autor: Cardoso, Julieta Margarida Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Maria de Lurdes Joanico Santiago de Carvalho Martins de
Fialho, Fernandes Nunes
Palavras-chave: Características físico-químicas
Técnicas não destrutivas
Parâmetros de qualidade
Ameixa
Maçã
Data: 2009
Editora: IPCB. ESA
Citação: CARDOSO, Julieta Margarida Santos (2009) - Aferição da espectroscopia NIR por métodos analíticos convencionais em ameixas "Black Ambar", "Black Ruby" e "Angeleno" e em maçãs "Gala". Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica Alimentar.
Resumo: O desenvolvimento de técnicas que avaliem os parâmetros de qualidade sem que ocorra a destruição de amostras reveste-se de uma enorme importância. A espectroscopia NIR é encarada como uma técnica bastante promissora no sector frutícola. Para averiguar as qualidades desta técnica, foram analisados 960 frutos das variedades ‘Black Amber’, ‘Black Ruby’ e ‘Angeleno’, e 320 maçãs ‘Gala’, para os parâmetros dureza da polpa, TSS e MS. Os resultados obtidos foram integrados em equações de calibração, avaliando assim o desempenho do espectrofotómetro NIR CASE. Dos parâmetros trabalhados a dureza foi aquele que demonstrou resultados menos adequados, enquanto o TSS e a MS estiveram mais ajustados. Os resultados obtidos nas ameixas para a dureza da polpa foram bastante baixos e variaram entre R2=0,47 e R2=0,78, enquanto para o TSS os valores de R2 foram mais elevados e variaram entre R2=0,82 e R2=0,96. Os valores encontrados para a maçã ‘Gala’ também foram variáveis, tendo-se obtido para a dureza um R2=0,52, para o TSS um R2=0,81 e para a MS um R2=0,74. Pelos resultados pode verificar-se que o método pode ser utilizado na estimação do TSS e MS, enquanto para a dureza o método ainda não apresenta um bom desempenho.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26520TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/282
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_JUL_CAR.pdf176,27 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.