Título: Gestão e ordenamento da zona de caça municipal do concelho de Reguengos de Monsaraz
Autor: Rodrigues, Jaime Miguel Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Sónia
Dahlin, Ana Cecília Morais
Palavras-chave: Caça
Espécie cinegética
Data: 2003
Editora: IPCB. ESA
Citação: RODRIGUES, Jaime Miguel Santos (2003) - Gestão e ordenamento da zona de caça municipal do concelho de Reguengos de Monsaraz. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais e Ambiente.
Resumo: Caracterizam-se as espécies de interesse cinegético da Zona de Caça Municipal de Reguengos de Monsaraz, nomeadamente Oryctolagus cuniculus (coelho-bravo), a Alectoris rufa (perdiz-vermelha), a Lepus capensis (lebre), a Coturnix coturnix (codorniz), os Turdus (tordos), o Columba palumbus (pombo torcaz), o Columba oenas (pombo) bravo, a Vulpes vulpes (raposa), o Herpestes ichneumon (saca-rabos) e a Pica pica (pega rabuda). Apresentam-se os resultados de censos relativos a alguma destas espécies, usando o Índice Quilométrico de Abundância (IKA). Os censos realizaram-se em 4 zonas diferentes de acordo com o uso de solo, e os resultados sugerem que as populações das espécies cinegéticas se encontram em baixos níveis (< 0,3 indivíduos/km). Apenas a pega rabuda registou níveis elevados relativamente às outras espécies caracterizadas (1,56 indivíduos/km). Devido aos resultados obtidos no censo propõem-se medidas de gestão cinegética, nomeadamente: medidas de gestão do habitat, um repovoamento de perdizes (largados 4 a 5 lotes de 12 a 14 perdizes) e o controlo de predadores.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23801TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2817
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
23801.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.