Título: Utilização dos Sistemas de Informação Geográfica na elaboração de cartografia temática para a freguesia de Santo André das Tojeiras
Autor: Casteleira, Paula Alexandra Henriques
metadata.dc.contributor.advisor: Lourenço, Artur Miguel Roque Andrade
Fernandez, Paulo Alexandre Justo
Palavras-chave: Sistema de Informação Geográfica
Modelo digital do terreno
Análise espacial
Data: 2002
Editora: IPCB. ESA
Citação: CASTELEIRA, Paula Alexandra Henriques (2002) - Utilização dos Sistemas de Informação Geográfica na elaboração de cartografia temática para a freguesia de Santos André das Tojeiras. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais e Ambiente.
Resumo: A MAGAREFA, Associação dos Produtores Florestais, das Freguesias de Santo André das Tojeiras e Sarzedas, para melhor interceder na sua área de actuação, teve a necessidade de elaborar diversos temas cartográficos. Através dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), foi possível criar cartografia da freguesia de Santo André das Tojeiras de acordo com as necessidades e objectivos pretendidos, de uma forma concisa e rápida. Para a elaboração deste tipo de informação utilizou-se o programa Arc View. A elaboração da cartografia dividiu-se em duas fases, na primeira fase efectuou-se a actualização da carta de ocupação do solo através das cartas de ocupação do Centro Nacional de Informação Geográfica (CNIG). Na segunda fase, digitalizaram-se as curvas de nível com base nas cartas militares da área de estudo, e com o auxílio de ferramentas de análise espacial do Arc View, obtiveram-se as cartas desejadas: hipsométrica, declives e orientação de encostas. Após a sua elaboração, interceptaram-se as diversas cartas, para tirar algumas conclusões acerca da relação existente entre o tipo de vegetação com a variação da altitude, do declive e da exposição de encostas. No futuro, com este tipo de cartografia, será mais fácil para a MAGAREFA gerir e controlar a sua área de intervenção, cumprindo os seus objectivos ao nível do ordenamento florestal.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23452TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2815
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
23452.pdf1,61 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.