Título: Levantamento do uso actual do solo de áreas sujeitas ao regime florestal parcial da Serra da Estrela e sua integração num Sistema de Informação Geográfica
Autor: Santos, Hugo Manuel Dias dos
metadata.dc.contributor.advisor: Reis, Luís Manuel Moreira da Silva
Fernandez, Paulo Alexandre Justo
Palavras-chave: Solo florestal
Sistema de Informação Geográfica
Data: 2002
Editora: IPCB. ESA
Citação: SANTOS, Hugo Manuel Dias dos (2002) - Levantamento do uso atual do solo de áreas sujeitas ao regime florestal parcial da Serra da Estrela e sua integração num Sistema de Informação Geográfica. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais e Ambiente.
Resumo: O presente trabalho “Levantamento do Uso Actual do Solo de Áreas Sujeitas ao Regime Florestal Parcial da Serra da Estrela e sua Integração num Sistema de informação Geográfica”, encontra-se inserido no Projecto - “Rede Nacional de Dados sobre Matas Nacionais e Perímetros Florestais”, que está a ser desenvolvido pela Divisão de Gestão de Sistemas de Informação da Direcção Geral das Florestas (DGF). Este trabalho criou uma base de dados geográfica com dois temas: um referente ao limite e um outro referente à ocupação do solo dos Perímetros Florestais do Carvalhal, do Sameiro, de Valhelhas e dos Núcleos da Guarda, de Verdelhos e de Prados do Perímetro Florestal da Serra da Estrela. Efectuou-se ainda, a análise desses dados, bem como a produção de metadados e layouts. A obtenção desta base de dados efectuou-se através de, técnicas de fotointerpretação, visitas ao campo, cartografia existente na Direcção Regional de Agricultura da Beira Interior, bem como através de pareceres de técnicos desta mesma direcção. Os dados assim obtidos foram digitalizados no Sistema de Informação Geográfica -ArcView GIS 3.2.. A análise dos dados foi efectuada tendo em conta a confrontação da cartografia actual, com a da década de 70 produzida pela DGF, com a produzida pelo Centro Nacional de Informação Geográfica (CNIG) em 990 (COS9O), bem como com as áreas submetidas a regime florestal pelas respectivas figuras legais. A análise das áreas demonstra que as áreas actualmente cartografadas, nos vários Perímetros, têm diferenças significativas para a cartografia efectuada na década de 70, pela efectuada pelo CNIG, bem como para as áreas submetidas a regime florestal. A cartografia de ocupação do solo produzida pelo CNIG em 1990, é diferente da produzida pela DGF em 2001. Desta forma, a comparação entre estas duas nomenclaturas não será muito eficaz, pois a classificação utilizada para definir as classes de uso do solo não é idêntica.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23098TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2810
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
23098.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.