Título: Acompanhamento do funcionamento e optimização das ETA's de Penha Garcia e Sr.ª da Graça : concelho de Idanha-a-Nova
Autor: Pereira, Maria João Furtado
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Maria da Conceição Mesquita dos
Fernandes, Susana Cristina Ventura Cardoso Gomes
Palavras-chave: Estação de tratamento de águas
Qualidade da água
Água de abastecimento público
Data: 2001
Editora: IPCB. ESA
Citação: PEREIRA, Maria João Furtado (2001) - Acompanhamento do funcionamento e optimização das ETA's de Penha Garcia e Sr.ª da Graça : concelho de Idanha-a-Nova. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais e Ambiente.
Resumo: Com o objectivo de acompanhar o funcionamento e optimização das estações de tratamento em estudo, procedeu-se às seguintes acções: determinação de alguns parâmetros de qualidade da água, recorrendo-se a análises efectuadas no período de Agosto a Dezembro de 2000, com uma frequência tanto quanto possível, mensal. Os resultados obtidos permitem verificar que não houve qualquer violação ao VMA, de acordo com o Decreto-Lei 236/98 de 1 de Agosto, e que nos leva a concluir que no período em estudo, a água destinada a abastecimento público, cumpria as normas estabelecidas para águas destinadas a consumo humano. Em termos gerais, podemos considerar que as ETA’s em causa parecem responder às exigências de um consumidor médio, tendo apresentado, ao longo do período de estudo um grau de eficiência razoável. No entanto, é estritamente necessário uma maior atenção, às operações de manutenção, as quais são responsáveis por algumas flutuações na qualidade da água tratada. Para uma melhor eficiência, será de promover acções de formação dos técnicos afectos às mesmas, para além de ser fundamental implementar um programa de autocontrolo das ETA’s, em particular no que se refere à qualidade da água tratada.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-22183TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2806
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
22183.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.