Título: Acompanhamento do processo de encerramento da lixeira de Torres Novas
Autor: Moreira, Tânia da Rocha e Cunha de Arbués
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Maria da Conceição Mesquita dos
Rodrigues, Blaser
Palavras-chave: Lixeira
Recuperação ambiental
Data: 2000
Editora: IPCB. ESA
Citação: MOREIRA, Tânia da Rocha e Cunha de Arbués (2000) - Acompanhamento do processo de encerramento da lixeira de Torres Novas. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais e Ambiente.
Resumo: Nas últimas três décadas a produção de resíduos sofreu um aumento exponencial. Há trinta anos atrás a quantidade de lixo produzido era muito reduzida e como a natureza desses resíduos era essencialmente orgânica não se justificava grandes preocupações com o destino final a dar aos mesmos. Associado ao desenvolvimento, veio o aumento da produção de resíduos e uma alteração da natureza dos mesmos. Como resposta a estas alterações foram feitas melhorias no campo da recolha dos resíduos, passando-se de um simples veículo de tracção animal para veículos altamente especializados, capazes de recolher grandes quantidades de resíduos devido à sua capacidade em compactá-los, diminuindo em grande percentagem o seu volume. Quanto ao destino final a dar a estes resíduos, não foram feitas grandes melhorias, muitos dos locais que à trinta anos recebiam resíduos, transformaram-se em grandes lixeiras sem qualquer tipo de controlo. O que se traduziu em impactes negativos sobre o meio ambiente e consequentemente, sobre as populações residentes na envolvente desses locais. Neste contexto, o Ministério do Ambiente elaborou o PERSU - Plano Estratégico dos Resíduos Sólidos Urbanos, onde se defende como prioridade, o encerramento das 302 lixeiras a céu aberto existentes em Portugal Continental até ao ano 2000. O necessário saneamento destes locais, pressupõe o seu adequado encerramento e integração na paisagem envolvente, para que os mesmos venham a ter outro tipo de utilização, como por exemplo como zonas verdes ou outras. Assim, com este trabalho pretende-se abordar a problemática do processo de encerramento de lixeiras e acompanhar as operações e processos inerentes ao encerramento da lixeira de Torres Novas, de forma a permitir uma aprendizagem dos aspectos práticos e técnicas associadas à implantação das soluções técnicas subjacentes à recuperação ambiental de lixeiras.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-21432TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2804
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
21432.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.